06/12/2017 | Eleições 2018

e-Título: aplicativo da Justiça Eleitoral permite ao eleitor votar com documento digital


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 2 minutos

Permitir aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do smartphone ou tablet: este é a função do e-Título, aplicativo lançado pela Justiça Eleitoral na última semana.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o e-Título surge como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel, trazendo economia na redução dos custos da Justiça Eleitoral, como a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, entre outros.

Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor. Até a tarde da terça-feira, 5, mais de 110 mil usuários já haviam baixado o aplicativo. 

Funcionamento

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, e que já está disponível no Google Play e, em até dez dias, estará também na App Store. Ao inserir no aplicativo, o número do título eleitoral, nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

A versão digital do título trará novidades em relação à via tradicional impressa. O documento terá agora a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. No entanto, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto. 

A ideia é que o App seja um portal de acesso a vários outros serviços, inclusive com a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral (quitação eleitoral). Confira o vídeo sobre o e-Título.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
22/08/2018 | Eleições 2018

DivulgaCandContas: acompanhe a prestação de contas e os perfis de candidatos de todo o país

Consultar a prestação de contas eleitorais e o perfil dos candidatos: isso é o que permite o sistema DivulgaCandContas, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Pelo DivulgaCandContas, é possível pes...
05/12/2017 | Eleições 2018

#Eleições2018: fique por dentro das mudanças propostas pela Reforma Política

As #Eleições2018 estão batendo à porta e as alterações propostas pela #ReformaPolítica mudarão, de forma significativa, o pleito deste ano.  Mas o que vai mudar na propaganda? Quanto tempo...
13/12/2017 | Eleições 2018

Eleições 2018: seminário debate formas de combater notícias falsas

O artigo 5º da Constituição é claro: é permitida a livre manifestação do pensamento a todos os cidadãos brasileiros, vedado o anonimato. Para o presidente do Conselho de Comunicação...
26/12/2017 | Eleições 2018

Regras para pesquisas eleitorais entram em vigor a partir de 1º de janeiro

A partir de 1º de janeiro já estão valendo as regras sobre as pesquisas eleitorais para as #Eleições2018.  A resolução do Tribunal Superior Eleitoral foi aprovada na última semana e discipli...