A campanha presidencial argentina de Mauricio Macri, em 2015, movimentou o mundo do marketing digital, gerando números históricos para a política do país.
Mas será que conseguimos tirar algumas lições para implantarmos por aqui?
A resposta é sim! :D
Para isso, listamos 4 ações de sucesso da campanha de Mauricio Macri!
Ação 01
Um site clean, direto ao ponto
Horas e horas de planejamento de textos e testes de layout para colocar um site no ar. Mas já parou para pensar que um site para ser realmente eficiente precisa ter as informações que os eleitores procuram? O site da campanha de Macri trouxe exatamente isso: com design clean e com três menus que iam direto ao ponto, sem firulas:
- Quem sou
- O que penso
- Propostas
Ação 02
Traga mais 10
Uma das primeiras ações de campanha foi a de mobilizar a militância na internet. O programa chamado “Mobilização Digital” tinha o seguinte objetivo: cada voluntário que trabalhava na campanha teria a missão de conseguir outros dez – e assim por diante. Ao fim da campanha, a base de contatos da campanha chegava a quase um milhão de pessoas, com telefone, endereço e e-mail. Um feito histórico para a política do país.
Ação 03
Quer uma visita do presidente na sua casa?
Outro programa de destaque foi o Mano a Mano. Por exemplo, se o presidente tivesse uma viagem prevista para um município x do país, era criado um anúncio no Facebook, direcionado para os moradores da cidade em questão, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos. O anúncio informava que Macri estaria no dado município e perguntava se alguém gostaria de recebê-lo em sua casa, bastando apenas entrar em contato com a equipe de campanha informando que deseja a visita do candidato a presidente.
Após os contatos, eram selecionadas três pessoas para a visita. O objetivo de tudo isso? Mostrar a imagem de um futuro presidente acessível, preocupado em dar atenção e ouvir as reinvindicações da população.
Ação 04
Foco no storytelling
A produção de conteúdo durante a campanha focou esforços no storytelling, ou seja, a capacidade de contar histórias de maneira relevante, com o objetivo de conquistar e encantar a audiência, no caso, os futuros eleitores. Os textos eram construídos para gerar a sensação de um presidente humano e próximo dos cidadãos. Os textos buscavam, de forma incessante, o diálogo e usavam a emoção para ganhar a atenção dos possíveis eleitores.
Curtiu as ações da campanha de Macri?
Até o próximo post! J