16/11/2017 | Eleições 2018

4 ações de sucesso da campanha do presidente argentino Mauricio Macri


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

A campanha presidencial argentina de Mauricio Macri, em 2015, movimentou o mundo do marketing digital, gerando números históricos para a política do país.

Mas será que conseguimos tirar algumas lições para implantarmos por aqui?

A resposta é sim! :D

Para isso, listamos 4 ações de sucesso da campanha de Mauricio Macri!

 

Ação 01

Um site clean, direto ao ponto

Horas e horas de planejamento de textos e testes de layout para colocar um site no ar. Mas já parou para pensar que um site para ser realmente eficiente precisa ter as informações que os eleitores procuram? O site da campanha de Macri trouxe exatamente isso: com design clean e com três menus que iam direto ao ponto, sem firulas: 

- Quem sou

- O que penso

- Propostas

 

Ação 02

Traga mais 10

Uma das primeiras ações de campanha foi a de mobilizar a militância na internet. O programa chamado “Mobilização Digital” tinha o seguinte objetivo: cada voluntário que trabalhava na campanha teria a missão de conseguir outros dez – e assim por diante. Ao fim da campanha, a base de contatos da campanha chegava a quase um milhão de pessoas, com telefone, endereço e e-mail. Um feito histórico para a política do país.

 

Ação 03

Quer uma visita do presidente na sua casa?

Outro programa de destaque foi o Mano a Mano. Por exemplo, se o presidente tivesse uma viagem prevista para um município x do país, era criado um anúncio no Facebook, direcionado para os moradores da cidade em questão, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos. O anúncio informava que Macri estaria no dado município e perguntava se alguém gostaria de recebê-lo em sua casa, bastando apenas entrar em contato com a equipe de campanha informando que deseja a visita do candidato a presidente.

Após os contatos, eram selecionadas três pessoas para a visita. O objetivo de tudo isso? Mostrar a imagem de um futuro presidente acessível, preocupado em dar atenção e ouvir as reinvindicações da população.

 

Ação 04

Foco no storytelling

A produção de conteúdo durante a campanha focou esforços no storytelling, ou seja, a capacidade de contar histórias de maneira relevante, com o objetivo de conquistar e encantar a audiência, no caso, os futuros eleitores. Os textos eram construídos para gerar a sensação de um presidente humano e próximo dos cidadãos. Os textos buscavam, de forma incessante, o diálogo e usavam a emoção para ganhar a atenção dos possíveis eleitores.

 

Curtiu as ações da campanha de Macri?

Até o próximo post! J

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