13/09/2017 | Prestação de Contas

Por que ter um governo eletrônico?


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 4 minutos

Usar as tecnologias da informação para promover melhores serviços à sociedade e tornar transparente as ações de um governo. Sim, não há como os partidos políticos fugirem do e-gov: transparência é a palavra que deve reger os mandatos, em todos os níveis, seja municipal, estadual ou federal.

Quando se fala de um governo eletrônico, podemos elencar quatro itens fundamentais:

1- Utilização da tecnologia

2- Informação e serviços à sociedade

3- Melhoria da qualidade dos processos e do relacionamento com os cidadãos

4 – Desburocratização dos serviços

A importância do e-Gov

O e-Gov tem o objetivo de transformar a relação do governo com a sociedade e, acima de tudo, promover a interatividade com os cidadãos. Um governo eletrônico melhora o processo de democratização de municípios, estados e do país, dinamizando os serviços públicos e proporcionado uma administração pública eficiente e transparente, dando vez e voz para que a sociedade seja parte integrante e fundamental para a boa gestão de um governo. Cidadãos opinando e sugerindo melhorias, seja por meio de um site, das redes sociais ou de aplicativos.

Os desafios

Para que um governo eletrônico seja eficiente, é preciso superar desafios. Vamos a eles:

- Inclusão política: incluir os cidadãos no processo político;

- Inclusão social: utilizar as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para a promoção da cidadania, cultura e educação;

- transparência: acesso às ações do governo, como os números da arrecadação, despesas, contratação de serviços, como forma de reduzir a corrupção;

- eficiência e impacto: tornar os serviços dos órgãos públicos mais rápidos e eficientes.

#Pesquisas

Dados da pesquisa TIC Domicílios divulgada em 2016, retrata o seguinte:

- 28% dos usuários, buscaram no governo eletrônico serviços relacionados à educação;

- 26% acessaram temas relacionados a impostos (IR, IPVA, IPTU);

- 23% sobre documentos, como RG, CPF ou passaporte;

- 20% sobre direitos do trabalhador, como INSS, FGTS, seguro-desemprego;

- 15% sobre saúde, como agendamento de consultas;

- 9% sobre transporte,

- 8% sobre segurança.

A pesquisa revela ainda que muitas pessoas não utilizam o governo eletrônico. Do total, 57% preferem fazer contato pessoalmente com os órgãos públicos. Outros 42% afirmaram que os serviços eletrônicos são muito complicados, 41% alegaram preocupação com a segurança das informações, 23% acham dificuldade em encontrar os serviços e 22% nunca receberam retorno de suas demandas.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
31/08/2017 | Prestação de Contas

Automatizar a doação para partidos: conheça o robô de arrecadação da Essent Jus

É um tema recorrente no dia a dia dos partidos, mas não é tarefa fácil: como estimular que filiados e simpatizantes das siglas realizem doações? Como criar uma rotina de arrecadação que n&a...
08/09/2017 | Prestação de Contas

10 motivos para automatizar a prestação de contas do seu partido

Recibos e mais recibos, cumprir datas de entrega estabelecidas pela Receita Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral, além de controlar a conta bancária do partido. No dia a dia das siglas partidárias, as rotinas da área...
07/10/2017 | Contabilidade para Partidos Políticos

Série #EssentJus: mais três lições de sucesso do case Obama

E seguimos na #SérieEssentJus sobre os cases de sucesso de Barack Obama. :D No último blog post, falamos das estratégias relacionadas ao site, layout, incentivo a doações virtuais e o uso do e-mail marketing para e...
10/10/2017 | Prestação de Contas

WhatsApp marketing: 7 dicas de ouro para impulsionar o seu mandato

Os números impressionam. Só no Brasil, já são mais de 120 milhões de usuários. E no mundo inteiro: 1,2 bilhão. Sim, estamos falando do WhatsApp,  aplicativo instantâneo para o envio de mensa...