Usar as tecnologias da informação para promover melhores serviços à sociedade e tornar transparente as ações de um governo. Sim, não há como os partidos políticos fugirem do e-gov: transparência é a palavra que deve reger os mandatos, em todos os níveis, seja municipal, estadual ou federal.
Quando se fala de um governo eletrônico, podemos elencar quatro itens fundamentais:
1- Utilização da tecnologia
2- Informação e serviços à sociedade
3- Melhoria da qualidade dos processos e do relacionamento com os cidadãos
4 – Desburocratização dos serviços
A importância do e-Gov
O e-Gov tem o objetivo de transformar a relação do governo com a sociedade e, acima de tudo, promover a interatividade com os cidadãos. Um governo eletrônico melhora o processo de democratização de municípios, estados e do país, dinamizando os serviços públicos e proporcionado uma administração pública eficiente e transparente, dando vez e voz para que a sociedade seja parte integrante e fundamental para a boa gestão de um governo. Cidadãos opinando e sugerindo melhorias, seja por meio de um site, das redes sociais ou de aplicativos.
Os desafios
Para que um governo eletrônico seja eficiente, é preciso superar desafios. Vamos a eles:
- Inclusão política: incluir os cidadãos no processo político;
- Inclusão social: utilizar as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para a promoção da cidadania, cultura e educação;
- transparência: acesso às ações do governo, como os números da arrecadação, despesas, contratação de serviços, como forma de reduzir a corrupção;
- eficiência e impacto: tornar os serviços dos órgãos públicos mais rápidos e eficientes.
#Pesquisas
Dados da pesquisa TIC Domicílios divulgada em 2016, retrata o seguinte:
- 28% dos usuários, buscaram no governo eletrônico serviços relacionados à educação;
- 26% acessaram temas relacionados a impostos (IR, IPVA, IPTU);
- 23% sobre documentos, como RG, CPF ou passaporte;
- 20% sobre direitos do trabalhador, como INSS, FGTS, seguro-desemprego;
- 15% sobre saúde, como agendamento de consultas;
- 9% sobre transporte,
- 8% sobre segurança.
A pesquisa revela ainda que muitas pessoas não utilizam o governo eletrônico. Do total, 57% preferem fazer contato pessoalmente com os órgãos públicos. Outros 42% afirmaram que os serviços eletrônicos são muito complicados, 41% alegaram preocupação com a segurança das informações, 23% acham dificuldade em encontrar os serviços e 22% nunca receberam retorno de suas demandas.