Eles são a base de um partido político. São eles que propagam os ideais de uma sigla, que disseminam o projeto político do partido e que tornam conhecidas as propostas e os projetos de candidatos.
Em tempos difíceis no cenário político brasileiro, como agregar mais filiados? Como chamar a atenção e acima de tudo engajar para que ele acredite nos ideais da sua bandeira? Pois é sobre isso que vamos falar hoje: do sucesso na relação com os filiados.
Tenha propostas sempre na vitrine
Filiar-se no partido A ou B? O que torna esta escolha decisiva? As propostas e os ideais. Para isso, os projetos que a sigla defende precisam estar na vitrine, ao alcance de todos. Seja em um site ou nas redes sociais, é fundamental tornar públicas essas informações. Nada pior que um partido ou candidato sem propostas.
Cases de sucesso
Seja na esfera municipal, estadual ou federal, fale dos cases de sucessos dos políticos que estão representando o partido Brasil afora. O que tem feito que está dando certo? Quais projetos estão em prática no dia a dia da sociedade? O que fazer para tornar tais propostas mais eficazes? E o mais importante: fale a verdade! As mídias sociais estão aí, seja para confirmar ou desmentir histórias.
Ofereça conteúdo de qualidade
Mantenha contato com o filiado. Ele precisa saber o que a sigla tem feito. Ofereça conteúdo de qualidade, fale das boas práticas do partido. Mantenha um relacionamento, seja por e-mail ou redes sociais (essas em especial). Valorize e conquiste a sua base.
Foco nas alas jovens
A ala jovem do partido é a porta de entrada para o mundo da política. E o mais importante: é preciso ouvir os que os jovens têm a dizer. Segundo dados do TSE, cerca de 15% do eleitorado gaúcho está na faixa entre 16 e 24 anos, e mais 20% entre 25 e 34 anos. É neste espaço que o partido pode se reinventar, oxigenar e renovar ideias. Através de formulários de pesquisa, questione os jovens sobre o que pode ser melhorado no seu bairro, na sua cidade, no seu estado. Aqui a palavra de ordem é OUVIR!
Estimule a doação virtual
Invista em tecnologias para estimular a doação virtual dos filiados. Pequenas contribuições podem ser gatilhos para que o filiado acompanhe de perto as ações do partido: ‘Contribuo, logo quero estar por dentro das ações do partido’. Bastante comum fora do Brasil, as doações virtuais podem mostrar como o partido está se adaptando às novas tecnologias e está focado em inovar. Mas não esqueça: não imponha valores, deixe o filiado decidir quanto quer doar. Muitas vezes o filiado gostaria de contribuir, mas como não consegue doar um valor expressivo, acaba se sentido constrangido e não contribui com nada.
Prestação de contas em dia!
Uma prestação de contas em dia é fundamental. Mostra que o partido é inteligente e responsável com o uso dos recursos que gerencia (especialmente quando se trata de Fundo Partidário). Nada pior que ter o nome estampado na mídia de forma negativa, ou mesmo sofrer multas, não é mesmo? Fique de olho nos prazos, comprovantes, recibos. Esteja sempre em dia com a Justiça Eleitoral e com a Receita Federal.
Por fim, mas não menos importante: Dialogue!
Que tal um bate-papo com os filiados? Seja presencial ou virtual, o partido precisa estar aberto para receber críticas e sugestões. Como governar sem conversar com a sociedade? Crie essa cultura do diálogo, afinal de contas, uma relação de sucesso com seus filiados só é possível com filiados 100% engajados!
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