04/12/2017 | Prestação de Contas

Controle financeiro de receitas e despesas: como fazer?


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 3 minutos

A tarefa de controlar receitas e despesas de uma campanha eleitoral não é nada fácil. Em meio as tarefas corridas do dia a dia, esse controle financeiro precisa de atenção especial, afinal de contas, no fim do mês deve existir um equilíbrio entre as receitas e despesas, não é mesmo? No blog post de hoje, compartilhamos algumas dicas que serão muito úteis para te auxiliar nesta missão, pois 2018 já está logo ali.

Controle de despesas

Em uma campanha, todas as despesas devem ser controladas – independentemente de valor (ou muito pequeno ou muito alto). Com o controle de todas as despesas, o fechamento dos números será fiel à realidade. Seja sempre transparente em suas ações.

Lançamentos

Outra ação indispensável: estipule um cronograma para realizar os lançamentos. O cenário ideal é realizar os lançamentos todos os dias. Dessa forma, não correrá o risco de esquecer ou deixar algo importante passar despercebido.

Metas

Meta: palavra-chave quando o assunto é controle de receitas e despesas. Para que a gestão financeira seja eficiente, é preciso estabelecer metas de gastos. Por exemplo: faça uma tabela com os valores máximos que cada categoria poderá ter.

- Combustível – xx

- Hospedagens – xx

- Alimentação – xx

- Eventos - xx

- Deslocamentos –xx

Dessa forma, será muito mais fácil equilibrar as receitas e despesas para se ter uma boa gestão.

Conte com um sistema de gestão

E meio há tantas tarefas, já pensou em automatizar a gestão financeira da sua campanha? Com um sistema online de gestão é possível controlar os gastos e as receitas com emissão de recibos de doação conforme regras eleitorais, o que garante a certeza de evitar gastos não declarados.

Automatize a arrecadação de recursos

É um tema recorrente no dia a dia, mas não é tarefa fácil: como estimular que os cidadãos realizem doações? Como criar uma rotina de arrecadação que não se limite apenas aos períodos de campanha? Através da base de dados, como entrar em contato com essas pessoas: por e-mail ou telefone? E mão de obra para fazer esse trabalho e acompanhar todo o processo? Plataformas online automatizam todo esse processo, com recibo eleitoral e observando todas as exigências legais.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
16/08/2018 | Eleições 2018

Eleições 2018: Inicia o período da propaganda eleitoral

Dia 16 de agosto, quinta-feira: dada a largada para a realização da propaganda eleitoral 2018. A partir de hoje, são permitidas propagandas em carros de som, realização de comícios, carreatas, distribui&ccedi...
22/08/2018 | Eleições 2018

DivulgaCandContas: acompanhe a prestação de contas e os perfis de candidatos de todo o país

Consultar a prestação de contas eleitorais e o perfil dos candidatos: isso é o que permite o sistema DivulgaCandContas, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Pelo DivulgaCandContas, é possível pes...
27/08/2018 | Prestação de Contas

Contratação de gastos eleitorais: quais as boas práticas sobre o tema?

Despesas com transporte, aluguel de prédios, publicidade e propaganda, funcionamento de comitês, criação e inclusão de sites na internet, realização de programas de rádio e TV: a campanha eleitor...
29/08/2018 | Prestação de Contas

Fique por dentro das boas práticas sobre contratação de gastos eleitorais

Quando o assunto é contratação de gastos, quais são as boas práticas que envolvem o tema? É preciso guardar nota fiscal? Quais informações devem ser anotadas? Pode utilizar cheque? O que é...