25/10/2017 | Prestação de Contas

Democracia digital: o que podemos aprender com a Estônia?


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 4 minutos

Já imaginou viver em um país onde se vota pela internet, paga-se imposto na tela do computador em três minutos, que para abrir ou fechar uma empresa não há a necessidade de ir até um cartório e que 99% dos serviços públicos são oferecidos de forma digital? Esse lugar existe e está localizado no leste europeu. Estamos falando da democracia digital da Estônia, que tem servido de exemplo para todo o mundo quando o assunto refere-se às boas práticas para se implementar uma cidadania online.

Mas o que acontece por lá? Na Estônia, três pilares fundamentais são regidos pela tecnologia:

1 - O Registro Nacional é um grande banco de dados, que possui informações do perfil do cidadão.

2- O Cartão de identidade digital que fornece juridicamente a garantia de identificação e assinatura digital;

3- As leis são construídas com base na tecnologia para sustentar todo este ecossistema.

Na Estônia, por exemplo, é obrigatório que todos tenham uma identificação digital. Para se ter ideia, a população com mais de 1 milhão de habitantes já assinou 242 milhões de documentos virtualmente. Números que realmente impressionam.

Uma cidadania totalmente digital

Plataformas virtuais que estão revolucionando a cidadania. E como tudo isso funciona? Na Estônia existem diversas plataformas virtuais que facilitam o dia a dia do cidadão. De acordo com o site oficial do país, a cultura da e-Governança é uma escolha estratégica para a Estônia melhorar a competitividade do estado e aumentar o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo que implementa uma governança livre de problemas.

Os cidadãos podem selecionar e-soluções entre uma variedade de serviços pois 99% dos serviços públicos estão agora disponíveis para os cidadãos como serviços eletrônicos. A eficiência do governo eletrônico é mais claramente expressa em termos de tempo de trabalho que as pessoas comuns e os funcionários economizam, o que, de outra forma, seria gasto em burocracia e manipulação de documentos”. 

Digital ID

Quase todos os 1.3 milhões de cidadãos da Estônia possuem um cartão de identidade, que é muito mais do que simplesmente uma identificação legal com foto. É um cartão nacional obrigatório com um chip que transporta arquivos embutidos e usando criptografia de chave pública de 2048 bits, ele pode funcionar como prova definitiva de identificação em um ambiente eletrônico.

O cartão de identificação fornece acesso digital a todos os serviços eletrônicos seguros da Estônia, liberando uma pessoa de burocracia e tornando as tarefas diárias mais rápidas e confortáveis, como operações bancárias ou comerciais, assinatura de documentos, por exemplo.  

i-Voting

Votar de qualquer computador conectado à internet e de qualquer lugar do mundo. Assim é o i-Voting, sistema de votação da Estônia. É necessário apenas que o eleitor faça login no sistema utilizando um cartão de identidade para poder votar. 

E-Tax

De 3 a 5 minutos: este é o tempo que um cidadão leva para pagar seus impostos na Estônia, por meio da plataforma E-Tax.

e-Residency

Uma identificação digital emitida pelo governo e disponível para qualquer pessoa no mundo. Como o cadastro no E-Residency, é possível gerir um negócio em toda a União Europeia.

e-Business

Já pensou em usar uma ferramenta para abrir ou encerrar empresas em poucos minutos? Assim funciona o e-Business Register, no qual todo o processo é feito online. Esqueça definitivamente os cartórios.

Industry 4.0

A ferramenta permite às empresas rastrear indicadores de desempenho chave em tempo real, mostrando onde as melhorias podem ser feitas e permitindo que a fábrica inteira funcione como um sistema integrado. O SimFactory baseado em Tallinn, por exemplo, é especializado em ajudar os fabricantes de eletrônicos a adotar a abordagem Real Time Factory, dando-lhes o tipo de produção direcionada a dados que podem racionalizar todos os aspectos de suas operações.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
13/09/2017 | Prestação de Contas

Por que ter um governo eletrônico?

Usar as tecnologias da informação para promover melhores serviços à sociedade e tornar transparente as ações de um governo. Sim, não há como os partidos políticos fugirem do e-gov: transp...
23/08/2017 | Prestação de Contas

Essent Jus: uma gestão digital para partidos políticos

Uma empresa contábil sem escritório: assim é a Essent Jus - uma plataforma digital para automatizar a gestão legal e a gestão financeira de partidos políticos. Totalmente online, o seu objetivo é ...
31/08/2017 | Prestação de Contas

Automatizar a doação para partidos: conheça o robô de arrecadação da Essent Jus

É um tema recorrente no dia a dia dos partidos, mas não é tarefa fácil: como estimular que filiados e simpatizantes das siglas realizem doações? Como criar uma rotina de arrecadação que n&a...
08/09/2017 | Prestação de Contas

10 motivos para automatizar a prestação de contas do seu partido

Recibos e mais recibos, cumprir datas de entrega estabelecidas pela Receita Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral, além de controlar a conta bancária do partido. No dia a dia das siglas partidárias, as rotinas da área...