10/10/2017 | Prestação de Contas

WhatsApp marketing: 7 dicas de ouro para impulsionar o seu mandato


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

Os números impressionam. Só no Brasil, já são mais de 120 milhões de usuários. E no mundo inteiro: 1,2 bilhão. Sim, estamos falando do WhatsApp,  aplicativo instantâneo para o envio de mensagens. E com dados tão impressionantes, como utilizar este app para promover as ações, seja do seu partido ou da sua campanha?

Marketing no WhatsApp é possível: e é sobre isso que vamos falar hoje. ;) 

1 – SAC 2.0

Usuários esperam respostas imediatas às suas perguntas. As plataformas de mensagens estão em primeiro lugar quando o assunto é conversar com as marcas, e no seu caso, dialogar com você político ou futuro candidato. Para isso, tenha um número específico para o WhatsApp: mantenha um diálogo constante com a sociedade, mostre as melhorias realizadas por você e seu partido, fale das propostas futuras. E lembre-se: não deixe as pessoas sem respostas.

2 - Divulgue o seu número

Tem blog e redes sociais? Divulgue o seu contato nestes canais. Faça chamadas que incentivem a interação. Mostre o caminho para as pessoas possam conversar com você.  

3 – Crie listas

Crie listas e não grupos. Através das listas de transmissão, é possível enviar conteúdo, de forma simultânea, para até 256 pessoas.E outra dica: não saia por aí publicando conteúdo em grupos no WhatsApp. Não seja o chato da vez! Tenha objetivos e critérios bem claros. E grupos dos quais as pessoas são adicionadas (onde não entram espontaneamente), tendem a ter baixo engajamento. Não sabe criar listas de transmissão? Acesse AQUI o tutorial que separamos pra você. 

4 – Listas segmentadas

Crie listas personalizadas. Envie o conteúdo certo para a pessoa certa. Por exemplo: crie a lista “Melhorias no bairro Santo Antônio”. A sua lista segmentada deve ter, obrigatoriamente, moradores do bairro, que possam acompanhar suas ações e projetos para àquela localidade, ou para que as pessoas reivindiquem melhorias para a sua comunidade. 

5 – Não envie spam

Ao coletar leads (contatos - possíveis interessados), é preciso saber se a pessoa tem interesse em receber mensagens sobre as suas ações. Nada pior que enviar conteúdo não solicitado para a sua lista. Captou um contato? Já peça autorização para o envio de mensagens. Não seja invasivo ou um spammer, e não perca tempo com contatos que não se identifiquem com suas propostas. 

6 – De olho nos horários

As pessoas passam grande parte do seu dia conectadas, nem por isso, você deve enviar mensagens em qualquer horário. Estipule um horário comercial, por exemplo, tanto para envio, como para responder alguma demanda. A dica é deixar isso bem claro para seus contatos. De que forma: personalize o seu status. 

7 – E por fim, estabeleça um relacionamento!

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para aproximar você do seus eleitores e futuros eleitores. Envie conteúdo relevante e aproveite as oportunidades para criar um relacionamento sólido com seu público. E o mais importante: uma figura pública precisa estar ao alcance das pessoas, ouça o que elas têm a dizer. Seja uma referência positiva no seu meio.

Esperamos que você aplique estas dicas no seu dia a dia!

Até o próximo post! ;)

 

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
31/08/2017 | Prestação de Contas

Automatizar a doação para partidos: conheça o robô de arrecadação da Essent Jus

É um tema recorrente no dia a dia dos partidos, mas não é tarefa fácil: como estimular que filiados e simpatizantes das siglas realizem doações? Como criar uma rotina de arrecadação que n&a...
08/09/2017 | Prestação de Contas

10 motivos para automatizar a prestação de contas do seu partido

Recibos e mais recibos, cumprir datas de entrega estabelecidas pela Receita Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral, além de controlar a conta bancária do partido. No dia a dia das siglas partidárias, as rotinas da área...
13/09/2017 | Prestação de Contas

Por que ter um governo eletrônico?

Usar as tecnologias da informação para promover melhores serviços à sociedade e tornar transparente as ações de um governo. Sim, não há como os partidos políticos fugirem do e-gov: transp...
07/10/2017 | Contabilidade para Partidos Políticos

Série #EssentJus: mais três lições de sucesso do case Obama

E seguimos na #SérieEssentJus sobre os cases de sucesso de Barack Obama. :D No último blog post, falamos das estratégias relacionadas ao site, layout, incentivo a doações virtuais e o uso do e-mail marketing para e...