23/06/2017 | Contabilidade para Partidos Políticos

Essent Jus: o desafio de ser uma startup


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 10 minutos

Simmm! Somos capa de revista!

Circula na revista Diversidade, a história empreendedora da #EssentJus!

E o que nos motiva todos os dias: os desafios de ser uma Startup.

Confira, a seguir, a reportagem na íntegra.

 

 

Em constante mudança. Em constante movimento. Assim é a empresa de contabilidade Essent, que ano após ano segue acompanhando as mudanças do mercado e enfrenta o desafio de se reinventar. Todos os dias. Para isso, não mede esforços para ser uma referência nacional no ramo de prestação de contas eleitorais e de encarar a transformação do offline para o online

 

Offline: o início de tudo

 

O pontapé inicial da Essent Contabilidade, no segmento de prestação de contas, aconteceu no ano de 1998, no município de Tucunduva, atendendo, primordialmente, demandas de campanhas e de partidos políticos locais. Mas em 2012, esse segmento ganhou outras proporções. “Naquele ano, atendemos cerca de 120 campanhas e, com isso, sentimos um grande gargalo na logística de informações e documentos, especialmente para poder expandir”, explica o CEO da Essent Jus, Guilherme Sturm.

 

Não basta empreender, é preciso inovar

 

Conforme explica Guilherme, o principal desafio da Essent foi o de sempre seguir inovando. E, para isso, não mediram esforços para aprimorar sua estrutura e na qualificação da equipe. “Queremos estar sempre à frente, ou pelo menos, acompanhado as mudanças impostas pelo mercado. Vivemos uma transformação do analógico para o digital”, destaca Guilherme.

 

O nascimento da Essent Jus

 

O sonho de criar a Essent Jus – voltada exclusivamente para o mercado digital –, iniciou em 2015, durante um encontro com os parceiros e desenvolvedores da Wonder Sistemas. A proposta inicial era de criar apenas um sistema para ser utilizado pela própria Essent Contabilidade. Entre janeiro e junho de 2016, foi desenvolvido o protótipo, em julho o projeto foi validado em ‘laboratório’ e em agosto, o modelo de negócio foi levado para a validação do mercado. “Oferecemos uma solução completa: não éramos somente um contador, ou apenas um sistema, mas sim, um conjunto que realmente funcionava. Essa validação e a resposta do mercado fez tanto sentido e ganhou tamanha relevância, ainda mais com esse novo posicionamento dentro de um mercado digital, que realizamos um spin-off desse ramo de nossa empresa tradicional para um novo negócio de nosso grupo de sócios, e para tanto, com investimento e auxílio externo”, enfatiza Guilherme.

 

Online: o investimento no digital

Com foco de ser uma empresa que atenda a uma demanda nacional, a Essent Jus abraçou um novo desafio: atender um nicho de forma totalmente digital. E que nicho é esse? A prestação de contas eleitorais oferece um mercado amplo, porém carente de soluções para atendimentos de qualidade em larga escala. Somando experiência técnica na área e uma equipe altamente qualificada, a Essent Jus pretende colaborar com uma política mais transparente e educada para a gestão. A Essent Jus oferece uma ferramenta que está à disposição de uma nova política.

 

Conforme explica Guilherme, atender todo o país de maneira offline e tradicional requer um investimento alto em logística. “Para a prestação de um serviço como o nosso, seria inviável sua distribuição em escala, seja pela necessidade do contato presencial, seja pela troca de informações e de documentos”. Pensando justamente em eliminar barreiras e burocracia, a empresa criou uma plataforma virtual, educando o mercado para realizar uma comunicação 100% virtual. Com isso, eliminou-se a necessidade de visitas presenciais, e, consequentemente, tempo de descolamento na estrada. “Hoje estamos no bolso de nossos clientes, com disponibilidade imediata, em tempo real. Ganhamos um dinamismo desproporcional ao praticado no mercado em geral. Quando nosso cliente tem dúvidas, ele elimina na hora, hoje ele tem um analista disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. E apenas para ter uma ideia, nas eleições municipais de 2016,nós praticamente triplicamos o volume de clientes atendidos, com a metade da equipe envolvida e com aumento significativo na qualidade do atendimento”, salienta Guilherme.

 

Sim, agora somos uma startup 

 

Foi em um domingo pela manhã que o desejo de ser uma startup começou a tomar forma. Ao ler uma matéria em um site na internet sobre economia digital que o CEO Guilherme viu que o seu modelo de negócio online era, na verdade, uma startup. A partir daí, Guilherme e seus sócios adquiriram conhecimento sobre o tema, participando de eventos relacionados à área e conhecendo, até então, este novo mundo. “Montado da maneira como o concebemos, com forte aporte tecnológico, nascia a Essent Jus, uma spin-off da Essent Contabilidade. No final de 2016, após alguns processos de seleção, a proposta da Essent Jus foi aceita pela aceleradora Wow, de Porto Alegre, o que possibilitou investimento financeiro e condições de crescimento exponencial ao modelo de negócio. ‘Sendo uma startup, sentimos mais liberdade para testar novas alternativas, de criar a estrutura que nossa nova empresa realmente precisa e não aquela que nossas pernas permitissem. E está nos permitindo aprender muito, muito mesmo”, afirma o CEO da Essent Jus.

O primeiro aporte de recursos foi recebido em janeiro deste ano, desde então, a Essent Jus iniciou o seu ciclo de aceleração. “Agora tenho condições de dizer que nunca estivemos tão certos. Lá atrás, a nossa sensação era de que não nos interessava apenas o dinheiro, mas sim, o auxílio de gente com experiência para realmente escalarmos nosso negócio. Neste momento, em franco processo de aceleração, temos convicção que fizemos a melhor escolha, tanto pelo modelo de investimento, quanto por nossa aceleradora, pois a Wow está fazendo um ótimo trabalho junto conosco”, diz Guilherme.

 

O funcionamento da plataforma da Essent Jus

Digitalização de documentos, importação automática de extratos bancários, auditoria e análise das finanças partidárias. Tudo com apenas alguns cliques. Com essa forma de trabalho, eliminam-se grandes volumes de documentos impressos, tornando a prestação de contas um processo rápido e seguro. E a partir de setembro deste ano, a empresa pretende inaugurar uma nova funcionalidade: a automação da arrecadação de doações e contribuições de pessoas físicas. Para isso, oferece um canal de atendimento através de seu site wwww.essentjus.com.br e pela sua página no Facebook/EssentJus.

 

O que o futuro reserva

Ser referência nacional no mercado de prestação de contas eleitorais e ultrapassar o faturamento da Essent Contabilidade ainda este ano: estes são alguns dos principais desafios da Essent Jus, além de marcar presença em outros estados que são reconhecidos pelo segmento como referência técnica no assunto. “Estamos acelerados e vamos acelerar ainda mais, queremos com todas as nossas forças escalar e, acima de tudo, sermos os construtores do nosso destino”, finaliza Guilherme.

 

 

COMPARTILHE:
Erro ao executar query

SELECT COUNT(b.id), b.*, t.nome tag_nome, t.seo tag_seo FROM soluty_blog b JOIN soluty_blog_tags bt ON b.id = bt.id_blog JOIN soluty_tags t ON t.id = bt.id_tag WHERE publicar = 's' AND b.id != '19' AND ( ) GROUP BY b.id ORDER BY COUNT(b.id) DESC LIMIT 4

Erro->