16/07/2019 | Contabilidade para Partidos Políticos

O que a Lei da Anistia altera nas entregas à Receita Federal?


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

Ao longo das duas últimas semanas, iniciamos uma série de matérias explicando os principais pontos da Lei da Anistia dos Partidos Políticos. Já falamos sobre a questão do tempo de vigência das comissões provisórias e sobre as mudanças que envolvem a prestação de contas. 

No post de hoje, vamos falar sobre a Lei da Anistia dos Partidos versus a queda de burocracia com a Receita Federal.

Em se tratando de siglas com ausência de movimentação financeira, a 13.831 desobrigaria os partidos a entregar, por exemplo, a DIRF e DCTF (obrigações anuais da Receita Federal). 

Mas o ponto que queremos destacar é o que se refere ao Sped Contábil. Aqui abrimos um parêntese. O Sped, na verdade, é uma exigência da Justiça Eleitoral e não da Receita. Acompanhe o trecho da Lei: 

“Os órgãos partidários municipais que não hajam movimentado recursos financeiros ou arrecadado bens estimáveis em dinheiro ficam desobrigados de prestar contas à Justiça Eleitoral e de enviar declarações de isenção, declarações de débitos e créditos tributários federais ou demonstrativos contábeis à Receita Federal do Brasil, bem como ficam dispensados da certificação digital, exigindo-se do responsável partidário, no prazo estipulado no caput deste artigo, a apresentação de declaração da ausência de movimentação de recursos nesse período.” 

A Justiça Eleitoral cobra o Sped Contábil em substituição ao Livro Diário e ao Livro Razão. Na verdade, o Sped veio para facilitar essa rotina contábil dos partidos, uma maneira de desburocratizar os processos. 

 

Mas, como fica o envio do Sped para as siglas sem movimentação financeira?

 

O que chamamos a atenção no post de hoje é que ficou uma lacuna em relação a esse assunto: estariam as siglas sem movimentação financeira desobrigadas a realizar o envio do Sped, uma exigência da Justiça Eleitoral? 

Mais um tópico que deverá sofrer alterações pelas próximas semanas. Dirigentes partidários: fiquem atentos! 

 

Acompanhe na próxima semana: Como serão reativados os CNPJs inaptos? 

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
28/06/2019 | Contabilidade para Partidos Políticos

Série Essent jus: por dentro da lei da anistia dos partidos

Mudanças no cenário político  Novos cenários para os partidos políticos. Assim é a Lei nº 13.831, de 17 de maio de 2019, que altera a Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995, conhecida como a ...
05/07/2019 | Prestação de Contas

Série Essent Jus: os partidos estão desobrigados a realizar a prestação de contas?

Que a Lei nº 13.831, de 17 de maio de 2019, mais conhecida como a Lei da Anistia dos Partidos Políticos tem seus pontos polêmicos, muita gente sabe. Mas tem um burburinho que envolve um tema de extrema importância aos partidos...
06/08/2019 | Contabilidade para Partidos Políticos

Lei da Anistia: como serão reativados os CNPJs inaptos?

Chegamos a mais um capítulo da série de matérias sobre a Lei da Anistia dos Partidos Políticos. O tema de hoje já gerou muita dor de cabeça aos dirigentes partidários de todo o país: o fantasma ...
23/08/2019 | Contabilidade para Partidos Políticos

A Lei da Anistia impede a inscrição do dirigente partidário no CADIN?

Chegamos a mais um capítulo da nossa série de matérias sobre as mudanças apresentadas pela Lei da Anistia dos Partidos Políticos. No post de hoje, vamos falar sobre um tema que tem atormentado os dirigentes partid&...