09/04/2018 | Eleições 2018

13 de abril: entrega da lista de filiados


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

Os dirigentes partidários precisam ficar atentos: encerra nesta sexta-feira, dia 13, o prazo para enviar a relação atualizada dos filiados.

Esta obrigação está prevista na Lei nº 9.096/1995, que estabelece que os partidos políticos de todo o país devem entregar a lista de filiados ao Tribunal Superior Eleitoral sempre na segunda semana dos meses de abril e outubro. 

Filiação é requisito para concorrer a cargos eletivos 

A filiação partidária é um dos requisitos para o registro de candidatura a cargos eletivos. Para concorrer, o candidato deve estar filiado à legenda com seis meses de antecedência. As eleições deste ano ocorrerão no dia 7 de outubro, sendo assim, o prazo de filiação é dia 7 de abril.

Outras informações da lista

Além dos nomes dos filiados, a lista deve trazer informações como a data da filiação e o número do título de eleitor de cada um, bem como a seção eleitoral em que aqueles filiados estão inscritos para votar.

Filiaweb 

É através do sistema Filiaweb (aplicativo que permite a interação online com o Sistema de Filiação Partidária)  que as informações são enviadas de forma eletrônica.  Após o recebimento das relações dos partidos, o TSE inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, destacando as pessoas que figuram no sistema como ligadas a mais de uma legenda. 

De acordo com a legislação, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), a filiação constante na última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada.

[E-BOOK] Tudo que você precisa saber sobre as alterações propostas pela Reforma Política

Baixe agora mesmo o e-book

Estatísticas dos filiados

A última listagem entregue à Justiça Eleitoral, em outubro do ano passado, está disponível no sistema Filiaweb e contabilizava 16.692.728 eleitores filiados a partidos políticos.

 

Confira o cronograma:

 

13 de abril

-Último dia para a entrega das relações de filiados pelos partidos políticos via internet. (Filiaweb)

14 a 17 de abril

-Identificação das filiações coincidentes

18 de abril

-Geração das notificações para partidos e filiados envolvidos em
coincidência de filiações

-Divulgação das coincidências de filiação

-Publicação, na internet, das relações oficiais de filiados

-Início da contagem do prazo para resposta nos processos de duplicidade de filiação

8 de maio

-Último dia para apresentação de resposta por filiados e partidos envolvidos

21 de maio

-Data limite para decisão das situações sub judice

1 de junho

- Data limite para registro das decisões no sistema

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
11/10/2017 | Prestação de Contas

Atenção partidos políticos: prazo para entrega da lista de filiados encerra nesta sexta-feira

Contagem regressiva para as siglas partidárias: nesta sexta-feira, dia 13, encerra o prazo para que partidos políticos entreguem a relação de filiados, conforme estabelece a Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995). ...
31/10/2017 | Eleições 2018

Eleições 2018: candidatos poderão impulsionar conteúdos na internet (até que enfim!!!)

As #Eleições2018 prometem muita movimentação nas redes! Por quê? Porque com as alterações propostas pela reforma política, aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo presidente da Rep&u...
03/11/2017 | Eleições 2018

Eleições 2018: entenda como funcionará o novo fundo para financiamento de campanhas

Estimado em R$ 1,7 bilhão, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, e que já valerá para as Eleições2018, será c...
08/11/2017 | Eleições 2018

Reforma Política: ocupantes de cargos públicos podem doar aos seus partidos?

As #Eleições2018 estão batendo à porta e as mudanças propostas pela #ReformaPolítica mudarão, de forma significativa, o pleito do próximo ano. Um dos pontos que destacamos no blog post de hoje ...