25/04/2018 | Eleições 2018

Concentre compras, doe estimável e simplifique as contas de pequenas candidaturas


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 4 minutos

Existe uma forma bem simples de facilitar a prestação de contas de candidatos, especialmente das pequenas candidaturas do partido. A fórmula mágica: junte concentração de compra com doações estimáveis

Nosso entendimento é de que todos os candidatos têm direito de receber recursos do Fundo de Financiamento de campanhas, seja muito ou pouco.

Mas também sabemos que os recursos serão escassos e que os partidos terão que trabalhar duro para manter suas bancadas/representatividade. Portanto, as palavras de ordem são otimizar, multiplicar e economizar.

Uma boa estratégia para isso: concentre as compras (larga escala) e faça doações estimáveis em dinheiro desses produtos e serviços aos candidatos.

Esta estratégia foi muito utilizada nas campanhas municipais de 2016, especialmente na contratação de contadores, advogados, gráficas e de ferramentas de marketing digital.

O fato é: ao invés de você mandar pequenos valores em dinheiro, que muitas vezes será gasto de maneira inadequada pelo candidato, ajude-o com bons produtos e serviços.

[E-BOOK] Tudo que você precisa saber sobre as alterações propostas pela Reforma Política

Baixe agora mesmo o e-book

5 passos para facilitar a organização dos partidos com seus candidatos

1-  É preciso conhecer o tamanho do seu Fundo de Financiamento de Campanhas. Quanto maior o tamanho do fundo, maior o leque de produtos que o partido poderá disponibilizar aos candidatos.

2- Foque nos gastos efetivos. O essencial para uma campanha  sem dor de cabeça  é ter um bom contador, ter um bom advogado. E que o partido não se iluda: se seus candidatos tiverem problemas, eles vão procurar você – dirigente partidário - para resolvê-los, especialmente as candidaturas de menor potencial.

3-  Alguns gastos precisam ser regionalizados, outros não: para gráficas e advogados, por exemplo, o ideal são contratações a nível estadual. Já para contabilidade e prestação de contas, financiamento coletivo ou marketing digital, são compras que podem ser concentradas a nível nacional, o que melhora ainda mais os preços em função de grandes volumes.

4- Organize o controle das doações estimáveis em dinheiro: como sugere-se que estes gastos sejam pagos com Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanhas (FEFC), controlar a origem é barbada! Porém, o problema está em controlar o destino. Cada candidato precisará emitir recibos eleitorais e enviar ao partido. E nesse sentido, o Robô da Essent Jus auxilia e muito no processo, pois realiza uma espécie de controle de estoque de produtos/serviços a serem doados, com a a confirmação (recibo eleitoral) do destino dessas doações. Assim, todas as operações ficam amarradas, facilitando muito a perícia da Justiça Eleitoral, e com isso, reduzindo significativamente o número de diligências.

5- Dispense a abertura de conta especial para o FEFC. Nesta campanha, os candidatos poderão ter até três contas bancárias:

  1. Conta de doações de campanha (doações das pessoas físicas)
  2. Conta especial para o Fundo Partidário (FP)
  3. Conta especial para o FEFC (Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanhas)

Já pensou no seus candidatos à solta com 3 talões de cheque no bolso?

Com a concentração de compra casada com doação estimável, você garante que todos os candidatos do partido tenham acesso ao FEFC, sem a necessidade de abrir conta bancária.

Tudo isso vem para facilitar a vida do partido com as prestações de contas e repasse do Fundo aos candidatos, permitindo que estes foquem seus esforços no que realmente importa: fazer votos!

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
07/09/2017 | Prestação de Contas

9 dicas sobre as doações estimáveis em dinheiro

Sabe aquele carro que foi emprestado para fazer a campanha na rua? Ou aquele imóvel cedido ao partido para abrigar o comitê? Ou a prestação de um serviço de comunicação feito por um profissional sem cob...
31/10/2017 | Eleições 2018

Eleições 2018: candidatos poderão impulsionar conteúdos na internet (até que enfim!!!)

As #Eleições2018 prometem muita movimentação nas redes! Por quê? Porque com as alterações propostas pela reforma política, aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo presidente da Rep&u...
03/11/2017 | Eleições 2018

Eleições 2018: entenda como funcionará o novo fundo para financiamento de campanhas

Estimado em R$ 1,7 bilhão, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, e que já valerá para as Eleições2018, será c...
08/11/2017 | Eleições 2018

Reforma Política: ocupantes de cargos públicos podem doar aos seus partidos?

As #Eleições2018 estão batendo à porta e as mudanças propostas pela #ReformaPolítica mudarão, de forma significativa, o pleito do próximo ano. Um dos pontos que destacamos no blog post de hoje ...