19/07/2018 | Eleições 2018

Sabia que é possível digitalizar a venda de convites para eventos e automatizar a emissão de recibos?


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

Animar a base, dar corpo e volume para a campanha: uma boa estratégia para arrecadar recursos é a realização de eventos. E o mais importante: os eventos criam um clima propício para a doação e é muito importante que pré-candidatos e dirigentes partidários saibam aproveitar ao máximo essas oportunidades.

A grande sacada aqui é automatizar o envio de convites e a emissão dos recibos eleitorais. Mas antes de entramos neste tópico, vamos explicar os trâmites legais e os tipos de eventos que podem ser realizados.

Trâmites legais

De acordo com a Resolução 23.464/15, a realização de um evento deve ser comunicada formalmente e com antecedência mínima de cinco dias úteis  à Justiça Eleitoral, que poderá determinar sua fiscalização. É preciso também, manter a disposição da Justiça Eleitoral, a documentação necessária à comprovação de sua realização e de seus custos, despesas e receita obtida.

- Tipos de eventos

Por adesão ou com finalidade de arrecadação: estas são as duas naturezas dos eventos. Vamos a eles!

- Adesão

Em eventos por adesão, não há qualquer receita ou gasto por parte do partido. Será realizado em algum clube, comunidade ou restaurante, e este se encarregará dos gastos e das receitas necessárias para a realização do evento. Importante: no convite do evento, deve constar expressamente: “Convite/Evento por adesão, sem caráter de arrecadação”.

- Arrecadação

Já em eventos com a finalidade de arrecadação, o partido ou o pré-candidato venderão os convites/cartões, destinados a arrecadar recursos para custear as despesas do evento (Notas Fiscais em nome e CNPJ do partido ou da campanha) e arrecadar fundos para seu caixa. Atenção: devem ser emitidos recibos eleitorais para cada compra de convites e poderão ser depositados:

- Individualmente, informando o CPF do doador;

- Montante total, informado o CNPJ do partido/candidato.

Já escolheu a sua plataforma de financiamento coletivo? Ainda dá tempo!

Com o Robô de Arrecadação sua campanha terá um hotsite exclusivo, com links para compartilhar nas redes sociais

Automatizar o envio de convites: como fazer isso? 

Já imaginou realizar um evento de arrecadação e ter que elaborar e enviar centenas ou milhares de convites, de forma manual? E os recibos eleitorais? Também serão emitidos manualmente? É um trabalho e tanto: é preciso investir muito tempo nestas tarefas. Haja membros da equipe para dar conta!

E como tempo é um fator decisivo em ano eleitoral, existem formas de automatizar o envio de convites e os respectivos recibos eleitorais. Como?

Com a plataforma da Essent Jus, todos estes processos podem ser automatizados. Com uma base de dados, seja o número de celular, WhatsApp, e-mail, é possível montar um modelo de convite e enviar para as suas listas. No mesmo link, o filiado ou convidado pode fazer o pagamento do ingresso para participar do evento.

Os organizadores da atividade poderão acompanhar todas as etapas pela plataforma da Essent Jus, por exemplo, número de convites enviados e número de pessoas que pagaram. Todas as vendas geradas originarão um recibo eleitoral, que será emitido de forma automática pela plataforma.

Já imaginou na economia de tempo mecanizando essas demandas?

Em ano eleitoral, a palavra é automatizar!

 

Leia também: 7 dicas para arrecadar recursos para sua campanha

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
11/07/2018 | Eleições 2018

Eleições 2018: automatize a emissão de recibos eleitorais e dispense a correria durante a campanha

A pré-campanha é um momento de muitas decisões e de planejamento. É hora de focar esforços em cada detalhe, em cada passo a ser seguido. (Sobre este assunto, fizemos um infográfico com 11 passos fundamentais ...
16/08/2018 | Eleições 2018

Eleições 2018: Inicia o período da propaganda eleitoral

Dia 16 de agosto, quinta-feira: dada a largada para a realização da propaganda eleitoral 2018. A partir de hoje, são permitidas propagandas em carros de som, realização de comícios, carreatas, distribui&ccedi...
22/08/2018 | Eleições 2018

DivulgaCandContas: acompanhe a prestação de contas e os perfis de candidatos de todo o país

Consultar a prestação de contas eleitorais e o perfil dos candidatos: isso é o que permite o sistema DivulgaCandContas, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Pelo DivulgaCandContas, é possível pes...
27/08/2018 | Prestação de Contas

Contratação de gastos eleitorais: quais as boas práticas sobre o tema?

Despesas com transporte, aluguel de prédios, publicidade e propaganda, funcionamento de comitês, criação e inclusão de sites na internet, realização de programas de rádio e TV: a campanha eleitor...