Sim, a campanha eleitoral é uma loucura. E uma correria, e tanto, também. Mas os primeiros 20 dias costumam ser os mais difíceis. É ainda um período de adaptação, de alguns encaixes. É muita coisa acontecendo em um curto espaço de tempo. E claro, muitas dúvidas e problemas de última hora fazem parte deste cenário.
Para justamente te ajudar nestas primeiras semanas de campanha, elaboramos dois blog posts com as dúvidas e problemas mais recorrentes que podem surgir neste período.
Perdeu o primeiro post? Acesse aqui.
Vamos às dicas de hoje:
Prazo de 72 horas para envio de informações de doação aos TSE
É importante frisar que toda entrada de recursos nas contas de campanha deve ser transmitida ao TSE em até 72 horas. Como a integração com os bancos está demorando (até 20 dias), é muito importante que o candidato consulte diariamente seu extrato e notifique sua equipe de contabilidade imediatamente ao receber uma doação. Isso vale para a entrada de recursos em qualquer uma das contas bancárias da campanha.
Utilização do Fundo de Campanha e do Fundo Partidário por meio de saque
Caso o candidato realize saques, estará constituindo um fundo de caixa. Para isso, deve obedecer a algumas regras:
- saldo máximo de 2% do valor dos gastos contratados.
- ser utilizado apenas para pagar gastos de pequeno valor – até R$ 477,00, o equivalente a meio salário mínimo.
Como pagar vale-transporte para a equipe de rua
Se o candidato comprar passagens para distribuir para a equipe de rua, deverá seguir algumas regras:
- Solicitar emissão de nota fiscal.
- Ao distribuir as passagens aos membros da equipe, é necessário exigir uma declaração de cada pessoa, na qual especifique a quantidade de passagens que foram recebidas.
Dica: uma alternativa seria contratar o serviço das pessoas com tudo incluso. Ou seja, a pessoa contratada se encarrega do pagamento das próprias despesas.
Como pagar os gastos com os roteiros de campanha?
Uma característica das eleições deste ano é a demora para a realização dos serviços bancários (demora para emissão de cartões de crédito e débito, por exemplo). Uma alternativa seria o uso de cheques ou do fundo de caixa.
Vamos dar um exemplo bem prático: a pessoa que está em roteiro, que trabalha para a campanha, emite as notas de despesa, ou ainda o ressarcimento de despesas.
Para usar o ressarcimento de despesas é necessário seguir os seguintes passos:
- a pessoa que está em roteiro (que trabalha para a campanha), emite as notas de despesas (combustível, hotel, alimentação) com o nome e CNPJ da campanha.
- A pessoa paga as despesas com o próprio dinheiro.
- Ao retornar do roteiro de campanha, realiza o acerto, no qual receberá o ressarcimento por meio de cheque nominal ou transferência, mediante a apresentação de: recibo de ressarcimento e notas fiscais ressarcidas anexas ao recibo.
Como comprar créditos para impulsionamento no Facebook
Para comprar créditos no Facebook, é preciso alterar o cadastro da conta na qual deseja realizar os impsulsionamentos. Para isso, é necessário cadastrar o CNPJ da campanha.
- É necessário emitir boletos com o nome e CNPJ da campanha – e pagás-lo com recursos da campanha.
- Ao fim de cada mês, o Facebook emitirá uma nota fiscal com o total de créditos utilizados.
Dúvidas em aberto: ainda não temos informações relativas:
- às devoluções de créditos não utilizados até o dia 07 de outubro.
- com qual data deve ser emitida a nota fiscal de outubro, pois não será permitido ter notas fiscais emitidas após a data de 07 de outubro.
Obs: estamos aguardando uma posição do TSE sobre tais questões.