11/12/2017 | Eleições 2018

Data para começar sua pré-campanha: agora!


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 3 minutos

A cada dia que passa, o pleito de 2018 fica mais próximo. Mas apesar de a campanha começar apenas no dia 16 de agosto do ano que vem, o seu trabalho já poderia ter começado ontem. Isso mesmo! A sua pré-campanha começa agora!

Veja bem: a campanha inicia no dia 16 agosto, mas todo o período que antecede essa data pode ser compreendido como período de pré-campanha política. Mas fique atento: é proibido o pedido expresso de voto, conforme determina a legislação. Veja o que diz a Resolução 23.455/2015 do TSE, art. 2:

Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos.

Sendo assim, já é possível arregaçar as mangas e trabalhar sua pré-candidatura. Mas vamos destacar alguns pontos:

O que não pode

Pedir voto: é proibido fazer pedido explícito de voto.

O que pode

Dizer que é pré-candidato: Menção e divulgação da pré-candidatura, das ações políticas desenvolvidas e das que se pretende desenvolver.

Exaltação: Ressaltar qualidades pessoais do pré-candidato.

Manifestar opinião política: Divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais.

Atos políticos: Realização, custeada por partido político, de reuniões, em qualquer localidade, para divulgar ideias, objetivos e propostas partidárias.

Pedir apoio. É permitido o pedido de apoio político.

Aproveite este período para planejar as ações para os próximos meses. Acompanhe 12 passos fundamentais que devem ser realizados neste período:

1 – Defina o seu grupo articulador: quem será o assessor? Quem será o responsável pela divulgação das ações? Quem serão os cabos eleitorais?

2 -  Defina a coordenação da pré-candidatura.

3 – Defina os objetivos da sua pré-candidatura: o que pretende fazer? Quais lugares visitar? Com quem falar?

4 – Mapeie apoiadores e possíveis apoiadores. Uma dica é separa-los por área geográfica. Mobilize a sua base!

5 – Defina um roteiro de visitas: quais os lugares-chave que devem ganhar prioridade?

6 – Já é possível elaborar material informativo sobre sua pré-candidatura -  desde que custeado pelo partido.

7 – Elabore as diretrizes e o programa de governo: o que pretende fazer? Quais áreas receberão atenção especial se você for eleito? Se eleito, quais ações serão colocadas em prática já nos primeiros meses de mandato?

8 – Amplie a base de apoios com a realização de reuniões com lideranças para a discussão das propostas do partido e da pré-candidatura.

9 - Realize plenárias e atividades sociais de pré-campanha.

10 – Organize almoços e jantares para reunir a sua base de apoiadores: traga as pessoas para perto de você. Nesta etapa, as pessoas podem participar por adesão, ou mesmo para arrecadação - nesse caso precisa ser através do partido.

11 – Elabore um plano para realizar microarrecadação: capte recursos de quem está disposto a contribuir com a sua campanha. Mas vale ressaltar: o segredo aqui é estimular a doação de pequenos valores. As pessoas que contribuírem se sentirão "fazendo parte" do seu projeto.

12 – Tenha uma plataforma na qual seja possível gerenciar sua agenda, cadastrar filiados e políticos, realizar um geo-mapeamento de eleitores e, ainda, organizar as tarefas da equipe e fazer o controle de receitas e despesas. Tudo para facilitar as tarefas da pré-campanha e para manter as ações organizadas.  

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
27/11/2017 | Eleições 2018

#Eleições2018: como aproveitar ao máximo o período da pré-campanha?

Simmm! A cada dia que passa, o pleito de 2018 fica mais próximo. Mas apesar de a campanha começar apenas no dia 16 de agosto do ano que vem, o seu trabalho já poderia ter começado ontem...Isso mesmo! Comece agora...
12/12/2017 | Eleições 2018

Gastos de pré-campanha: evite contratempos com a Justiça Eleitoral

Aqui no blog temos falado bastante do período da pré-campanha e as ações pontuais que devem ser realizadas neste período. Afinal de contas, todo o período que antecede o dia 16 de agosto de 2018, pode ser com...
08/01/2018 | Eleições 2018

Eleições 2018: entenda como irá funcionar a cláusula de barreira

As eleições 2018 vão contar com uma série de mudanças previstas pela reforma política, aprovada no fim do ano passado. Mas os partidos devem ficar atentos às restrições previstas pela cl&...
17/01/2018 | Eleições 2018

Fundo para financiamento de campanhas: entenda como ficará a divisão entre os partidos

Estimado em R$ 1,7 bilhão, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, e que já valerá para as Eleições2018...