14/12/2017 | Eleições 2018

E se existisse recall na política?


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

A palavra recall, aqui no Brasil, está muito associada à devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança de um determinado produto. Ou seja, quando existe recall, um defeito precisa ser corrigido. 

E você sabia que esta palavra também é utilizada na política?

O recall político é um mecanismo de democracia participativa, que possibilita aos eleitores a revogação de mandato eletivo de políticos e o veto a projetos aprovados por parlamentares. É um dispositivo que permite a revogação de um mandato.

Nos Estados Unidos

Conhecido e constitucional em outros países, como Estados Unidos e Suíça, o recall necessita, exclusivamente, da vontade popular.

Diferente do impeachment, a revogação de mandato não requer a abertura de um processo criminal. No recall basta que o eleitorado perca a confiança. Quando isso acontece, um percentual de assinaturas de eleitores insatisfeitos é o suficiente para convocar novas eleições para um cargo específico. O processo é simples, direto e democrático, já que deixa a decisão por conta de quem elegeu aquele parlamentar. É uma forma de “deseleger” um político.

E no Brasil?

Projeto tramita no Senado

Tramita no Senado, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria a possibilidade de revogação, por parte dos próprios eleitores, do mandato de presidente da República. De acordo com o texto, o presidente da República poderá ter seu mandato revogado a partir de proposta assinada por, no mínimo, 10% dos eleitores que compareceram à última eleição presidencial. 

A apresentação do pedido de recall será permitida apenas no segundo e no terceiro anos do mandato. Em seguida, o Congresso convocaria um referendo popular para revogar o mandato do presidente. Se a população decidir pela revogação, o cargo será declarado vago, mas não serão necessariamente realizadas novas eleições. 

Confira aqui a PEC

E você, é a favor ou contra o recall? No site e-Cidadania, é possível votar sobre o tema. Acesse aqui

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
16/08/2018 | Eleições 2018

Eleições 2018: Inicia o período da propaganda eleitoral

Dia 16 de agosto, quinta-feira: dada a largada para a realização da propaganda eleitoral 2018. A partir de hoje, são permitidas propagandas em carros de som, realização de comícios, carreatas, distribui&ccedi...
22/08/2018 | Eleições 2018

DivulgaCandContas: acompanhe a prestação de contas e os perfis de candidatos de todo o país

Consultar a prestação de contas eleitorais e o perfil dos candidatos: isso é o que permite o sistema DivulgaCandContas, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Pelo DivulgaCandContas, é possível pes...
27/08/2018 | Prestação de Contas

Contratação de gastos eleitorais: quais as boas práticas sobre o tema?

Despesas com transporte, aluguel de prédios, publicidade e propaganda, funcionamento de comitês, criação e inclusão de sites na internet, realização de programas de rádio e TV: a campanha eleitor...
29/08/2018 | Prestação de Contas

Fique por dentro das boas práticas sobre contratação de gastos eleitorais

Quando o assunto é contratação de gastos, quais são as boas práticas que envolvem o tema? É preciso guardar nota fiscal? Quais informações devem ser anotadas? Pode utilizar cheque? O que é...