18/06/2018 | Eleições 2018

Mas quem doa aos candidatos? Existem pessoas que fazem isso? Conheça o case de Marcelo Freixo


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

Você deve se perguntar: existem pessoas que doam dinheiro para partidos e políticos? A resposta é sim. E muito mais do que você imagina.

Poderíamos citar exemplos internacionais de financiamento coletivo, mas vamos falar de um case 100% brasileiro chamado Marcelo Freixo.

A ideia aqui não é falar de partido A ou B, mas sim de uma experiência de sucesso. Muitos pré-candidatos e eleitores olham com certa desconfiança quando o assunto é financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding. A pergunta é: existem pessoas que contribuem com políticos?

Case Freixo

Em 2016, o político Marcelo Freixo, atualmente deputado estadual, disputou a prefeitura da capital do Rio de Janeiro. E ele fez história: arrecadou cerca de 1,8 milhão. Os números impressionam, não?!

Por meio de uma plataforma de crowdfunding, os apoiadores foram convidados a fazer doações que partiam de R$ 20,00.

Freixo bateu o recorde de financiamento político no país. Os recursos arrecadados foram utilizados para produzir conteúdo e materiais de campanha, com o propósito de divulgar seus planos e projetos para a cidade do Rio do Janeiro. Ao todo, mais de 14 mil pessoas realizaram doações à campanha.

14 mil pessoas. E você ainda acredita que cidadãos não fazem doações para partidos e políticos?

No site https://eufinancio.marcelofreixo.com.br/ existem informações de como os recursos foram investidos (divididos por áreas), além da lista com o nome das mais de 14 mil pessoas que fizeram parte do projeto.

 

Já escolheu a sua plataforma de financiamento coletivo? Ainda dá tempo!

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Freixo não ganhou a disputa para a prefeitura, mas sua campanha foi uma dos marcos no que diz respeito ao financiamento coletivo de campanhas eleitorais.

Então se você está na dúvida se contrata ou não uma plataforma de financiamento coletivo, a resposta é sim!

Existem sim pessoas que abraçam ideais políticos e podem fazer toda a diferença na corrida eleitoral. Claro, se você é um pré-candidato é preciso tornar públicas suas propostas, trabalhar a fundo a comunicação e marketing.

As doações só vão acontecer se os eleitores de identificarem com suas propostas, se os projetos, de alguma forma, impactarão a vida deles de alguma forma.

Mas a lição principal do blog post de hoje é: o financiamento coletivo já é o protagonista das eleições 2018.

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