13/12/2017 | Eleições 2018

Partidos e candidatos: tenham um site!


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

Na era das redes sociais, o importante é focar esforços para alimentar com conteúdos apenas estes canais, certo?

Erradoooo!

Por mais que gerem visibilidade e por serem excelentes vitrines, as redes sociais possuem dono – e não é você. E se o Mark Zuckerberg tirar o Facebook do ar ou simplesmente acabar com a rede? O que fazer com seus conteúdos e todo o seu esforço para engajar pessoas? Por isso é importante ter um domínio próprio, seja um site ou um blog, é lá onde os seus conteúdos devem estar ancorados. As redes sociais devem servir de iscas: o foco principal é gerar tráfego para o seu site.

Por isso o foco principal do blog post de hoje é o seu site!

Se você é dirigente partidário ou pretende se candidatar nas próximas eleições, a nossa dica é: tenha um site!

O que é preciso ter para chamar a atenção dos eleitores e futuros eleitores? Fique ligado nas dicas!

 

1 – Fale sobre seus projetos

O que planeja fazer se for eleito? O que já fez? Quais áreas terão atenção especial durante o seu mandato? Qual a sua história de vida? Tudo isso precisa estar claro e acessível para quem entrar no seu site. O eleitor precisa estar ciente das propostas dos candidatos e partidos. 

2 – Capte leads

Além de falar de suas propostas e projetos, é muito importante identificar as pessoas que acessam o site. É uma forma de aumentar o seu banco de dados e ampliar a comunicação com seu público. Para isso, tenham um formulário, solicitando nome, e-mail e telefone, para posteriormente, nutrir com conteúdo relevante a sua base de leads (contatos).

3 – Tenha um layout clean: vá direto ao ponto

Horas e horas de planejamento de textos e testes de layout para colocar um site no ar. Mas já parou para pensar que um site para ser realmente eficiente precisa ter as informações que os eleitores procuram? Tenha um site clean, sem firulas. Por exemplo, levando em conta o primeiro tópico deste post, tenha os seguintes menus:

- O que já fez (exemplo de quem tenta uma reeleição)

- O que pretende fazer se eleito (propostas)

- Quem sou (sua vida pessoal e trajetória na política).

- Notícias (mantenha o público atualizado sobre sua agenda e ações).

 

4- Responsivo

De nada adianta ter um site no ar, se ele não se adaptar à tela de um celular ou de um tablet. É muito importante que ele seja responsivo, ou seja, adaptado para ser acessado de diferentes dispositivos. E por que isso é tão relevante? Porque o acesso à internet via dispositivos móveis supera o de computadores, de acordo com uma pesquisa realizada pela StatCounter. Conforme a empresa, o tráfego combinado de smartphones e tablets atingiu os 51,2%, enquanto o de desktops caiu para 48,7%.

 

5 – Atualize, atualize e atualize

Depois de horas planejando o layout, escrevendo os textos dos menus principais, fazendo uma alteração aqui e ali, é indispensável que o site contenha informações atualizadas! Parece uma dica bem básica, mas muitos deslizam neste item. Por exemplo, se você tiver um menu exclusivo de notícias, é necessário atualizá-lo semanalmente. Se um eleitor entrar no site e só encontrar notícias do ano passado, vai pensar que você não dá atenção necessária para seu canal ou que não está realizando nenhuma atividade. Ou seja, de nada adiante ter um site se ele não estiver atualizado, com informações novas e relevantes para quem for acessá-lo!

 

Até a próxima! ;) 

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
16/11/2017 | Eleições 2018

4 ações de sucesso da campanha do presidente argentino Mauricio Macri

A campanha presidencial argentina de Mauricio Macri, em 2015, movimentou o mundo do marketing digital, gerando números históricos para a política do país. Mas será que conseguimos tirar algumas lições...
12/12/2017 | Eleições 2018

Traga mais 10: conheça uma das ações de sucesso da campanha do presidente Mauricio Macri

A campanha presidencial argentina de Mauricio Macri, em 2015, movimentou o mundo do marketing digital, gerando números históricos para a política do país. Mas será que conseguimos tirar algumas liç&otil...
10/01/2018 | Eleições 2018

Os termos que você precisa saber antes de elaborar seu plano estratégico de marketing político

Eleições à vista e muitas ações para colocar em prática. Quem pretende se candidatar ou se reeleger, é chegada a hora de investir em marketing! Isso mesmo! Principalmente no marketing digital, para que...
16/08/2018 | Eleições 2018

Eleições 2018: Inicia o período da propaganda eleitoral

Dia 16 de agosto, quinta-feira: dada a largada para a realização da propaganda eleitoral 2018. A partir de hoje, são permitidas propagandas em carros de som, realização de comícios, carreatas, distribui&ccedi...