15/01/2020 | Eleições 2020

Democratização da arrecadação de pré-campanha eleitoral


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 3 minutos

Guilherme Sturm, fundador e CEO da Essent Jus, participou no final do ano passado como palestrante do Simpósio Sul-Brasileiro de Direito Eleitoral Eleições 2020: cenários e perspectivas, organizado pela OAB/ESA, IGADE (Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral), Tribunal Regional Eleitoral/RS e a EJERS (Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul) que teve como objetivo discutir soluções e melhores práticas para mais transparência do processo eleitoral brasileiro.

O primeiro, entre todos os pontos citados pelo especialista, estava a forma como os partidos recebem as chamadas doações sociais, que são aquelas realizadas pelas pessoas comuns que têm o desejo de contribuir financeiramente com o partido do qual há mais afinidade.

Para o contador, a burocracia afasta o interesse público em ser mais presente em ajudar nas campanhas de seus candidatos favoritos. “Quanto a arrecadação de pré-campanha, eu acredito na democratização da participação das pessoas no financiamento de campanha. Isso é uma coisa muito distante, mas não por processos legais, mas sim pela proximidade e a forma de como efetuar esta contribuição. Em 2017 fizemos um texto, chamado de Doador Oculto, no qual ligamos para 80 diretórios estaduais, de três siglas representativas nacionalmente, e não conseguimos efetuar nenhuma doação, porque a experiência para contribuir com partidos ou om políticos é péssima e burocrática”, comentou Sturm.

Membro da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral) e do IGADE, Guilherme é especialista em Direito Eleitoral e mostrou os caminhos para a facilitação deste processo. “Existem tecnologias que permitem que esta experiência seja mais vantajosa. O crowdfunding, por exemplo, veio para trazer um pouco de luz para este caminho tortuoso. Ao meu ver foi uma prática bem-sucedida pela consistência da rastreabilidade e pelo volume dos recursos arrecadados”, disse.

Faça parte da maior Comunidade de Empresas de Contabilidade Eleitoral do Brasil!

Seja uma contabilidade associada Essent Jus

Mas ele alertou sobre uma preocupação com este sistema na falta de transparência, uma vez que na próxima eleição, o número de candidatos será ainda maior do que o último pleito. “Nas eleições de 2016, entre vereadores e prefeitos, chegamos a 490 mil candidatos. Neste ano teremos, minimamente, 500 mil candidatos, e em um contexto ainda mais desafiador que é interiorização desta vivência”.

E para que se tenha lisura neste procedimento, Guilherme orienta sobre ações fundamentais. “A manutenção explícita da emissão de recibos eleitorais, em especial para doações de baixo valor é um ponto que vai trazer muita confusão. Teremos mais de cinco mil municípios avaliando a prestação de contas e precisamos dar condições claras de simetria de julgamento para este processo. Além disso, precisamos corrigir a obrigatoriedade da abertura de conta bancária para diretórios que não farão parte do pleito eleitoral. Em 2018, todos eles tiveram que fazer prestação contas, mesmo  zeradas, e abrir contas em bancos, sem nem se quer terem a intenção de apoiar financeiramente algum partido ou político. Com isso, cria-se um volume desnecessário de informação. Precisamos simplificar trazendo para a abertura e prestação de contas apenas quem vai participar da eleição”, finaliza.

 

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
12/02/2020 | Eleições 2020

Eleições 2020: todas as resoluções do pleito em um único documento. BAIXE AGORA MESMO

  Prestação e arrecadação de recursos, calendário eleitoral, registro de candidatura, gestão e distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), entre outros...
20/03/2020 | Eleições 2020

Importante: TSE mantém prazo de filiação partidária para dia 4 de abril

Devido a pandemia do Coronavírus, órgãos públicos estão tendo suas rotinas de trabalho alteradas, bem como prazos de entrega de obrigações legais prorrogados. Mas se você pretende concorrer nas ...
31/03/2020 | Eleições 2020

Presidente do TSE, ministra Rosa Weber, reafirma que calendário eleitoral 2020 está sendo cumprido

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, divulgou uma carta, falando sobre o cumprimento do calendário eleitoral 2020.   Confira o texto da ministra, na íntegra:   No âmbito do Tribunal Super...
13/04/2020 | Eleições 2020

Comprovante de pagamento de multa eleitoral não precisará mais ser apresentado aos cartórios eleitorais

Em virtude do aumento da demanda por serviços a distância, dadas as restrições de circulação de pessoas no momento atual, a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) anunciou a adoção de uma n...