02/09/2020 | Eleições 2020

Limite de gastos: confira o teto por município


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 2 minutos

ATENÇÃO, pré-candidatos: o Tribunal Superior Eleitoral divulgou na última terça-feira, 1º de setembro, os limites de gastos que os candidatos aos cargos de prefeito e vereador deverão respeitar em suas campanhas para as eleições 2020.

Confira AQUI o limite de gastos por município

Multa de 100% para quem desrespeitar o teto de gastos

Vale lembrar que quem desrespeitar os limites de gastos fixados para cada campanha pagará multa no valor equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto fixado, sem prejuízo da apuração da prática de eventual abuso do poder econômico. Nas campanhas para segundo turno das eleições para prefeito, onde houver, o limite de gastos de cada candidato será de 40% do previsto no primeiro turno.

O que compreende o limite de gastos 

O limite de gastos abrange a contratação de pessoal de forma direta ou indireta, que deve ser detalhada com a identificação integral dos prestadores de serviço, dos locais de trabalho, das horas trabalhadas, da especificação das atividades executadas e da justificativa do preço contratado.

Entra também nesse limite a confecção de material impresso de qualquer natureza; propaganda e publicidade direta ou indireta por qualquer meio de divulgação; aluguel de locais para a promoção de atos de campanha eleitoral; e despesas com transporte ou deslocamento de candidato e de pessoal a serviço das candidaturas.

A norma abrange, ainda, despesas com correspondências e postais; instalação, organização e funcionamento de comitês de campanha; remuneração ou gratificação paga a quem preste serviço a candidatos e partidos; montagem e operação de carros de som; realização de comícios ou eventos destinados à promoção de candidatura; produção de programas de rádio, televisão ou vídeo; realização de pesquisas ou testes pré-eleitorais; criação e inclusão de páginas na internet; impulsionamento de conteúdo; e produção de jingles, vinhetas e slogans para propaganda eleitoral.

Outras regras 

De acordo com a Lei das Eleições, serão contabilizadas nos limites de gastos as despesas efetuadas pelos candidatos e pelos partidos que puderem ser individualizadas.

Já os gastos com advogados e de contabilidade ligados à consultoria, assessoria e honorários, relacionados à prestação de serviços em campanhas eleitorais, bem como de processo judicial relativo à defesa de interesses de candidato ou partido não estão sujeitos a limites de gastos ou a tetos que possam causar dificuldade no exercício da ampla defesa. No entanto, essas despesas devem ser obrigatoriamente declaradas nas prestações de contas.

A lei dispõe, ainda, que o candidato será responsável, de forma direta ou por meio de pessoa por ele designada, pela administração financeira de sua campanha, seja usando recursos repassados pelo partido, inclusive os relativos à cota do Fundo Partidário, seja utilizando recursos próprios ou doações de pessoas físicas.

Além disso, o partido político e os candidatos estão obrigados a abrir conta bancária específica para registrar toda a movimentação financeira de campanha.

 

Com informações do TSE

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
03/10/2019 | Prestação de Contas

Eleições 2020: Senado aprova limite de teto de gastos para campanhas

  Limite de teto de gastos para as campanhas eleitorais em 2020: isso é o que prevê o PL 4.121/2019, aprovado pelo Plenário do Senado na última quarta-feira, 2. O PL determina a repetição ...
15/10/2019 | Prestação de Contas

Comissões provisórias: 180 dias ou até 8 anos?

Vire e mexe as comissões provisórias dos partidos políticos viram pauta pelo país afora. Virou pauta aqui no blog da Essent Jus quando falamos da Resolução do TSE 23.571/2018, que determinou, no iníci...
29/10/2019 | Contabilidade para Partidos Políticos

Relação entre partido e políticos: quando um parlamentar pode perder o mandato?

Provavelmente você tem acompanhado os noticiários políticos, certo?! Nas últimas semanas tem um burburinho no ar sobre os cenários de que um parlamentar, ao sair de um partido, poderia perder o mandato. Para falar d...
13/12/2019 | Eleições 2020

Eleições 2020: TSE aprova as primeiras resoluções

Pesquisas eleitorais, cronograma operacional do cadastro eleitoral, modelo de lacres e auditoria do sistema eletrônico de votação: na última quinta-feira, 12, foram aprovadas, pelos ministros do TSE, as primeiras resolu&cce...