29/09/2020 | Eleições 2020

Fique por dentro das principais datas do calendário eleitoral 2020


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 3 minutos

Novo calendário eleitoral: fizemos um compilado com as principais datas para você. E já deixe em destaque estas duas: 25 de outubro e até 15 de dezembro, entregas da prestação de contas parcial e final, respectivamente. Por que, afinal de contas, não adianta fazer bonito nas urnas e cometer deslizes nesta entrega que é uma das mais importantes da campanha.

O calendário eleitoral, na íntegra, pode ser acessado AQUI.

 

Confira: 

 

26 de setembro

- Último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até às 19h, o requerimento de registro de seus candidatos, sendo possível a transmissão via internet até as 8h.

- Último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou em que haja sentença judicial favorável ao interessado.

- Data a partir da qual os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados.

- Último dia para que os órgãos municipais de direção dos partidos políticos participantes do pleito de município onde não haja emissora de rádio e de televisão requeiram ao tribunal regional eleitoral a veiculação da propaganda em rede pelas emissoras que os atingem, desde que a localidade seja apta à realização de segundo turno e seja operacionalmente viável realizar a retransmissão.

- Data a partir da qual os juízes eleitorais responsáveis pela propaganda convocarão os partidos políticos e a representação das emissoras de rádio e de televisão para a elaboração, até 7 de outubro de 2020, de plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito, assim como para realizar o sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede e de inserções provenientes de eventuais sobras de tempo.

 

27 de setembro

- Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

 

 28 de setembro

- Último dia para o tribunal regional eleitoral indicar as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos de município onde não haja emissora de rádio e de televisão.

 

 29 de setembro

- Último dia para a Justiça Eleitoral publicar edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações. 

 

1º de outubro

- Último dia, observado o prazo de 2 (dois) dias contados da publicação do edital de candidatos do respectivo partido político ou coligação no Diário da Justiça Eletrônico, para os candidatos escolhidos em convenção solicitarem seus registros à Justiça Eleitoral, até as19h, caso os partidos políticos ou as coligações não os tenham requerido.

 

 3 de outubro

- Último dia, observado o prazo de 5 (cinco) dias contados da publicação do edital de candidaturas requeridas pelos partidos políticos ou coligações, para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público impugnar os pedidos de registro.

Para ganhar a eleição é preciso de milhares de votos

Para perder, basta apenas um erro na prestação de contas

8 de outubro

- Último dia, observado o prazo de 5 (cinco) dias contados da publicação do edital de candidaturas requeridas individualmente, para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público impugnar os pedidos de registro individuais.

 

De 21 a 25 de outubro

- Entrega da parcial da prestação de contas.

 

27 de outubro

- Data em que será divulgada, pela internet, em sítio eletrônico criado pela Justiça Eleitoral para esse fim, a prestação de contas parcial, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 20 de outubro do mesmo ano.

 

31 de outubro 

- Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

 

15 de novembro

- 1º Turno das Eleições.

 

29 de novembro

- 2º Turno das Eleições

 

Até 15 de dezembro

Entrega da prestação de contas final das campanhas.

 

18 de dezembro

Prazo final para a diplomação dos candidatos eleitos, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

 

12 de fevereiro de 2021

- Prazo final para a justiça eleitoral publicar o resultado dos julgamentos das contas dos candidatos eleitos.

 

- 1º de março de 2020

Prazo final para candidatos e coligações ajuizarem representações na Justiça Eleitoral para apurar irregularidades em gastos de campanha de candidatos.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
15/01/2020 | Eleições 2020

Democratização da arrecadação de pré-campanha eleitoral

Guilherme Sturm, fundador e CEO da Essent Jus, participou no final do ano passado como palestrante do Simpósio Sul-Brasileiro de Direito Eleitoral Eleições 2020: cenários e perspectivas, organizado pela OAB/ESA, IGADE (Ins...
12/02/2020 | Eleições 2020

Eleições 2020: todas as resoluções do pleito em um único documento. BAIXE AGORA MESMO

  Prestação e arrecadação de recursos, calendário eleitoral, registro de candidatura, gestão e distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), entre outros...
20/03/2020 | Eleições 2020

Importante: TSE mantém prazo de filiação partidária para dia 4 de abril

Devido a pandemia do Coronavírus, órgãos públicos estão tendo suas rotinas de trabalho alteradas, bem como prazos de entrega de obrigações legais prorrogados. Mas se você pretende concorrer nas ...
31/03/2020 | Eleições 2020

Presidente do TSE, ministra Rosa Weber, reafirma que calendário eleitoral 2020 está sendo cumprido

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, divulgou uma carta, falando sobre o cumprimento do calendário eleitoral 2020.   Confira o texto da ministra, na íntegra:   No âmbito do Tribunal Super...