22/04/2020 | Eleições 2020

Contabilidade em cenário de crise: confira um resumo da live com Ana Tércia e Guilherme Sturm


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 4 minutos

Como enfrentar os desafios impostos pelas mudanças no mundo? Como encarar as transformações nas relações de trabalho, especialmente na contabilidade, causadas pela pandemia do Coronavírus?

Com estes questionamentos foi dada a largada para mais uma live Essent Jus, realizada na noite de terça-feira, 7, com o CEO da Essent Jus Guilherme Sturm e com Ana Tércia, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

 

Escolhas

Para enfrentar as mudanças impostas pela Covid-19, há dois caminhos: a paralisia ou o enfrentamento. Segundo Ana Tércia, é com a bagagem profissional de cada pessoa que vamos vencer etapa atípica que estamos vivendo. E é neste momento que os profissionais de contabilidade precisam inovar. “Muitos que postergaram esta escolha, agora enfrentam dificuldades. Precisamos fazer a travessia do analógico para o digital”, destaca Ana Tércia. Conforme a presidente do CRCRS, serviços como a nota eletrônica e assinatura digital, por exemplo, já eram indicativos que a profissão precisava se adaptar ao meio digital.

Para Guilherme Sturm, grandes avanços vêm após grandes desafios. E um destes desafios é o trabalho home office, liderar equipes a distância, que exige dos gestores dois traços: liderança e otimismo. “Otimismo este que é um misto de confiança e realismo. Apesar da saudade de estar com a equipe reunida, estamos tirando muitas experiências deste momento, tanto humanas como profissionais”, destaca.

Liderança e otimismo

De acordo com Ana Tércia, o atual momento exige liderança dos gestores, independentemente do tamanho da empresa, no seu nicho. “A liderança é algo que precisamos trabalhar o tempo todo e está diretamente ligada ao nosso autoconhecimento. É uma descoberta diária. É um constante aprendizado”, enfatiza.

Faça parte da maior Comunidade de Empresas de Contabilidade Eleitoral do Brasil!

Seja uma contabilidade associada Essent Jus

O case do manifesto da classe contábil

Com o avanço da Convid-19 pelo Brasil, muitos eventos começaram a ser cancelados já na primeira quinzena de março. Algo que ainda parecia distante, fez com que entidades, órgãos e lideranças tomassem atitudes rápidas para enfrentar os obstáculos que estavam surgindo. Começaram a surgir os primeiros decretos para impedir os escritórios de contabilidade de fazer atendimentos presenciais, dificultando a entrega e realização das demandas.

E o que fazer para não desemparar os demais colegas de profissão? Para Ana Tércia foi um momento de unir forças e de trabalhar em forma conjunta. “Foi quando nos unimos para fazer o Manifesto da Classe Contábil, envolvemos as pessoas e as instituições em prol de uma causa. Aquilo que parecia improvável, como o adiamento da entrega do Imposto de Renda e outras obrigações legais, tornou-se possível, graças ao trabalho conjunto, com a colaboração de todos. Isso é a essência da liderança”.

Acesse AQUI o Manifesto.

Ousadia e oportunidades

Ousadia é a palavra-chave neste momento. Muito embora a própria formação profissional dos contadores venha de uma base mais conservadora, a ousadia exigida dos profissionais é fundamental para fazer a travessia necessária do analógico para o digital. “A ousadia tem muito a ver com este momento: terá destaque o profissional que consegue ousar e fazer movimento rápidos e disruptivos”.

Ana Tércia frisa também que vai do perfil de cada um lidar com o caos. “Imagina aquela pessoa tem tudo organizado, planejado ao longo do ano? Como replanejar tudo? Como lidar com a instabilidade das situações? Agora é hora de atuar e aprender. Vamos sair desta quarentena diferentes, vamos valorizar mais as relações humanas. Tudo terá uma dinâmica diferente. Todos nós vamos precisar construir novos cenários na nossa profissão”, finaliza.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
08/05/2020 | Eleições 2020

Live Essent Jus: propaganda eleitoral em debate, com o advogado Delmiro Campos

Propaganda eleitoral: este foi o tema da live Essent Jus na noite de terça-feira, 14 de abril, que teve como convidado especial o advogado Delmiro Campos. Um dos primeiros assuntos assuntos foi a propaganda em tempos de pré-campanha. O...
08/05/2020 | Eleições 2020

Live com Denise Schlickmann debateu uso de recursos públicos nas campanhas

Uso recursos públicos para financiamento de campanhas, transferência de recursos entre partidos, unificação das eleições, gastos de pré-campanha: estes foram alguns dos temas debatidos em mais uma live ...
08/05/2020 | Eleições 2020

Valéria Paes Landim fala dos desafios das mulheres na política durante live Essent Jus

Os principais desafios para as mulheres na hora de fazer campanhas e conquistar votos: este foi o tema debatido por Valéria Dias Paes Landim, advogada e fundadora do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas, juntamente como o CEO...
26/05/2020 | Eleições 2020

Frederico Rafael Almeida fala dos avanços tecnológicos da Justiça Eleitoral durante live da Essent Jus

Avanços tecnológicos: este foi o tema da live realizada com Frederico Rafael Almeida, analista judiciário do Tribunal Eleitoral Regional do Paraná e com 15 anos de experiencia no direito eleitoral, além de professor...