26/05/2020 | Eleições 2020

Frederico Rafael Almeida fala dos avanços tecnológicos da Justiça Eleitoral durante live da Essent Jus


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 3 minutos

Avanços tecnológicos: este foi o tema da live realizada com Frederico Rafael Almeida, analista judiciário do Tribunal Eleitoral Regional do Paraná e com 15 anos de experiencia no direito eleitoral, além de professor universitário e membro da Abradep.

De acordo com Frederico, com o passar dos anos, a Justiça Eleitoral foi se especializando na sua forma de atendimento, e com isso, vários sistemas foram criados. “Os sistemas organizacionais da Justiça Eleitoral foram evoluindo. Hoje o que conhecemos de mais tecnológico da Justiça Eleitoral é a urna eletrônica. A urna é dos pontos que organizam o processo eleitoral. A urna eleitoral é um processo e não apenas um movimento no dia das eleições. Começa lá nos códigos fontes, lacração das urnas, configuração dos dados, o dia das eleições, votação paralela. Temos uma série de situações e todos estes processos, juntos, dão o máximo de segurança à democracia”, explica.

Segundo ele, as eleições em si não são apenas a escolha de um determinado candidato ou a apuração dos votos. A Justiça Eleitoral atua na legitimidade dos pleitos. “Por exemplo, um candidato que ganhou as eleições, mas ganhou com abuso do poder econômico, a situação em que ele venceu está viciada, o que pode acarretar do mandato ser anulado, com cassação do diploma, do registro”, destaca.

Frederico ressaltou também o papel decisivo da urna eletrônica durante o processo eleitoral, mas existem uma série de outros processos que envolvem as eleições. “Muitas das tecnologias utilizadas são desenvolvidas internamente, por servidores públicos de altíssimo nível, com muito estudo e dedicação”, afirma.

Faça parte da maior Comunidade de Empresas de Contabilidade Eleitoral do Brasil!

Seja uma contabilidade associada Essent Jus

Conheça outros sistemas da Justiça Eleitoral:

SGIP: sistema pelo qual a Justiça Eleitoral reconheça e legitimidade de um diretório partidário.

Sistema Filia: local onde são lançadas as filiações partidárias. Base oficial utilizada pela Justiça Eleitoral para registros de candidaturas.

Infodip, criado pelo TRE/PR – informatizou todas os dados recebidos dos cartórios judiciais, no que diz respeito a suspensão de direitos políticos. Processo que antes era feito manualmente. Tecnologia que está concorrendo a uma premiação no Conselho Nacional de Justiça – o que revolucionou a Justiça Eleitoral como um todo.

Cand – registro de candidatura.

Pesquisas eleitorais – têm um formato previsto na Legislação Eleitoral e formas de divulgação.

Para Frederico, a Justiça Eleitoral é um órgão de excelência.  “ Um órgão que rapidamente se reorganizou internamente, de forma segura, para adequar os atendimentos em função da pandemia da Covid-19”, pontua.

 

A live completa poder ser assistida nos links:

 

https://www.facebook.com/EssentJus/videos/371703963771792/

https://www.facebook.com/EssentJus/videos/528906797757478/

https://www.facebook.com/EssentJus/videos/1147716445576040/

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
22/04/2020 | Eleições 2020

Contabilidade em cenário de crise: confira um resumo da live com Ana Tércia e Guilherme Sturm

Como enfrentar os desafios impostos pelas mudanças no mundo? Como encarar as transformações nas relações de trabalho, especialmente na contabilidade, causadas pela pandemia do Coronavírus? Com estes question...
08/05/2020 | Eleições 2020

Live Essent Jus: propaganda eleitoral em debate, com o advogado Delmiro Campos

Propaganda eleitoral: este foi o tema da live Essent Jus na noite de terça-feira, 14 de abril, que teve como convidado especial o advogado Delmiro Campos. Um dos primeiros assuntos assuntos foi a propaganda em tempos de pré-campanha. O...
08/05/2020 | Eleições 2020

Live com Denise Schlickmann debateu uso de recursos públicos nas campanhas

Uso recursos públicos para financiamento de campanhas, transferência de recursos entre partidos, unificação das eleições, gastos de pré-campanha: estes foram alguns dos temas debatidos em mais uma live ...
08/05/2020 | Eleições 2020

Valéria Paes Landim fala dos desafios das mulheres na política durante live Essent Jus

Os principais desafios para as mulheres na hora de fazer campanhas e conquistar votos: este foi o tema debatido por Valéria Dias Paes Landim, advogada e fundadora do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas, juntamente como o CEO...