20/03/2020 | Eleições 2020

Importante: TSE mantém prazo de filiação partidária para dia 4 de abril


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 2 minutos

Devido a pandemia do Coronavírus, órgãos públicos estão tendo suas rotinas de trabalho alteradas, bem como prazos de entrega de obrigações legais prorrogados.

Mas se você pretende concorrer nas eleições municipais 2020, fique atento; a Justiça Eleitoral vai manter o prazo de filiação partidária para o dia 4 de abril. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral na última quinta-feira, 19.

De acordo com o TSE, trata-se de prazo previsto em legislação federal, necessitando, portanto, de alteração da norma legal. O adiamento da data havia sido solicitado pelo deputado Glaustin Fokus, na sexta-feira, 13, tendo em vista a pandemia do Covid-19.

Faça parte da maior Comunidade de Empresas de Contabilidade Eleitoral do Brasil!

Seja uma contabilidade associada Essent Jus

Conforme a presidente do TSE, ministra Rosa Weber,  o prazo de seis meses antes das eleições é previsto na Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997 – artigo 9, caput), segundo a qual, para concorrer no pleito, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido pelo mesmo prazo.

Partidos precisarão adotar meios alternativos

O prazo, segundo a ministra, “é insuscetível de ser afastado pelo Colegiado”, uma vez que necessitaria de alteração da norma legal. A ministra indicou que os próprios partidos podem adotar meios alternativos que assegurem a filiação partidária dentro do prazo, como o recebimento de documentos on-line, por exemplo.

 

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral. 

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
15/01/2020 | Eleições 2020

Democratização da arrecadação de pré-campanha eleitoral

Guilherme Sturm, fundador e CEO da Essent Jus, participou no final do ano passado como palestrante do Simpósio Sul-Brasileiro de Direito Eleitoral Eleições 2020: cenários e perspectivas, organizado pela OAB/ESA, IGADE (Ins...
12/02/2020 | Eleições 2020

Eleições 2020: todas as resoluções do pleito em um único documento. BAIXE AGORA MESMO

  Prestação e arrecadação de recursos, calendário eleitoral, registro de candidatura, gestão e distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), entre outros...
31/03/2020 | Eleições 2020

Presidente do TSE, ministra Rosa Weber, reafirma que calendário eleitoral 2020 está sendo cumprido

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, divulgou uma carta, falando sobre o cumprimento do calendário eleitoral 2020.   Confira o texto da ministra, na íntegra:   No âmbito do Tribunal Super...