08/05/2020 | Eleições 2020

Live Essent Jus: propaganda eleitoral em debate, com o advogado Delmiro Campos


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 4 minutos

Propaganda eleitoral: este foi o tema da live Essent Jus na noite de terça-feira, 14 de abril, que teve como convidado especial o advogado Delmiro Campos.

Um dos primeiros assuntos assuntos foi a propaganda em tempos de pré-campanha. O que pode ser feito, o que não pode? Para Delmiro Campos, é necessário iniciar a judicialização de algumas condutas, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19. “Não no sentido de restringir, mas de refinarmos as grandes discussões que giram em torno da propaganda de pré-campanha”, afirma.

Delmiro enfatiza o artigo 36-A, da Lei das Eleições, Lei nº 9.504, que determina que “não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via Internet”.

De acordo com o advogado, não há uma jurisprudência que traga uma segurança jurídica, em virtude das mudanças de composição do próprio TSE. “Mudam as cadeiras, mudam os ritmos. Compete a nós fazer esta leitura jurídica”, destaca.

Completa ainda, que “a pré-campanha envolve muitas questões subliminares, por exemplo, o uso de uma hashtag, dependendo do teor das palavras usadas, pode ser interpretada como propaganda eleitoral antecipada”.

 

Distribuição de cestas básicas em período de pandemia

Em pleno período de pandemia, como realizar ações sociais sem que sejam vinculadas à propaganda eleitoral antecipada? Para Delmiro, do ponto de vista social, é prudente que os gestores públicos se baseiem nos arcabouços jurídicos. “Declarar estado de calamidade nos municípios, apresentar os decretos, verificar o que prevê a Lei Orgânica do município. É inevitável que uma boa gestão levará os créditos pela condução das ações de cunho social, o que não pode é o gestor público usar destes meios para fins de promoção pessoal”, frisa.

Para os pré-candidatos não detentores de cargos públicos, Delmiro é muito objetivo. “É muito simples, se fizer propaganda de natureza pessoal, é suscetível de multa, abuso do poder econômico, passível também de impedimento de candidatura. As promoções pessoais devem ser extirpadas”.

Faça parte da maior Comunidade de Empresas de Contabilidade Eleitoral do Brasil!

Seja uma contabilidade associada Essent Jus

Em defesa de um período de pré-registro

Como há muitas brechas para o que chamamos de período de pré-campanha, Delmiro Campos cita a posição do ex-ministro Henrique Neves, como favorável à criação de um pré-registro, que corresponderia ao período antes de 15 de agosto para formalizar uma lista prévia de candidatos, momento no qual seria possível conhecer os candidatos, analisar as condições de elegibilidade, prever um cenário de gastos.

Campanhas pós-pandemia

É inevitável que a COVID-19 mudou o ritmo do mundo todo, e isso não seria diferente com as campanhas políticas. Delmiro acredita que em um cenário pós-pandemia, o TSE irá alterar algumas resoluções. “Existe o pico da pandemia e o ciclo viral do Covid-19. Então como fazer grandes passeatas, carreatas, em um período após o pico da pandemia? Como deixar as campanhas belas, sem aglomerações?”, questiona.

 

O futuro do crowdfunding

As ferramentas de crowdfunding ou financiamento coletivo que se tornaram mais populares nas últimas eleições, também foram tema de debate durante a live. Em período de pandemia, no qual é a população que necessita de doação, é um momento que requer muito cuidado por parte dos pré-candidatos na hora de pedir doações para as campanhas.

“Vejo o crowdfunding como uma oportunidade de apresentação da pré-candidatura. É uma ferramenta que depende do amadurecimento do eleitor brasileiro. No atual cenário financeiro do Brasil, fica difícil exigir um grau de comprometimento do eleitor. O uso da ferramenta ainda é um sonho que precisa se materializar. Mas temos exemplos positivos da vaquinha virtual que funcionarem bem em campanhas passadas. Há a necessidade de tentar levar para a sociedade a importância desta ferramenta”, pontua.

 

Sobre Delmiro Campos

- Natural de Pernambuco

- Advogado

- Exerceu as funções de Desembargador Eleitoral do TRE/PE e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral de PE (2017/2020)

- Presidiu o Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais do Brasil - CODEJE (2018/2020)

- Membro do Conselho Executivo da Escola Superior da Advocacia Nacional

- Membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
22/04/2020 | Eleições 2020

Contabilidade em cenário de crise: confira um resumo da live com Ana Tércia e Guilherme Sturm

Como enfrentar os desafios impostos pelas mudanças no mundo? Como encarar as transformações nas relações de trabalho, especialmente na contabilidade, causadas pela pandemia do Coronavírus? Com estes question...
08/05/2020 | Eleições 2020

Live com Denise Schlickmann debateu uso de recursos públicos nas campanhas

Uso recursos públicos para financiamento de campanhas, transferência de recursos entre partidos, unificação das eleições, gastos de pré-campanha: estes foram alguns dos temas debatidos em mais uma live ...
08/05/2020 | Eleições 2020

Valéria Paes Landim fala dos desafios das mulheres na política durante live Essent Jus

Os principais desafios para as mulheres na hora de fazer campanhas e conquistar votos: este foi o tema debatido por Valéria Dias Paes Landim, advogada e fundadora do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas, juntamente como o CEO...
26/05/2020 | Eleições 2020

Frederico Rafael Almeida fala dos avanços tecnológicos da Justiça Eleitoral durante live da Essent Jus

Avanços tecnológicos: este foi o tema da live realizada com Frederico Rafael Almeida, analista judiciário do Tribunal Eleitoral Regional do Paraná e com 15 anos de experiencia no direito eleitoral, além de professor...