02/07/2020 | Eleições 2020

PEC aprovada: Eleições Municipais serão realizadas em novembro


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 2 minutos

Para novembro: a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 1º de julho, a PEC 18/2020, que determina o adiamento das eleições para novembro, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Adequação das resoluções

A emenda aprovada estabelece que o TSE fará as adequações das resoluções que disciplinam o processo eleitoral de 2020, como ajustes nas normas referentes aos prazos para fiscalização e acompanhamento dos programas de computador utilizados nas urnas eletrônicas para os processos de votação, apuração e totalização. Também deverão ser feitas atualizações nos procedimentos relativos a todas as fases do processo de votação e apuração das eleições e processamento eletrônico da totalização dos resultados, para adequá-los ao novo calendário eleitoral. 

Além disso, a emenda permite ao TSE fazer mudanças nas regras relativas à recepção dos votos, justificativas, auditoria e fiscalização no dia da eleição, inclusive quanto ao horário de funcionamento das seções eleitorais e à distribuição dos eleitores no período, de maneira a propiciar segurança sanitária a todos os participantes do processo eleitoral.

A emenda constitucional também confere ao Tribunal a prerrogativa de definir os horários de funcionamento das sessões eleitorais e eventuais medidas de distribuição dos eleitores nas sessões para minimizar os riscos de aglomeração nos dias de votação.

Também cabe ao TSE solicitar ao Congresso Nacional a marcação, via decreto legislativo, de datas alternativas de votação em municípios cuja situação sanitária aponte riscos aos eleitores. A data-limite para a realização das votações, nesses casos, será 27 de dezembro.

Faça parte da maior Comunidade de Empresas de Contabilidade Eleitoral do Brasil!

Seja uma contabilidade associada Essent Jus

Confira as novas datas do calendário eleitoral 2020:

A partir de 11 de agosto: emissoras de rádio e TV ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato.

31 de agosto a 16 de setembro: realização das convenções partidárias para a definição das coligações e escolha dos candidatos. As convenções poderão ser virtuais.

26 de setembro:

- Último prazo para registro de candidaturas.

- Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia.

Após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, inclusive na Internet.

27 de outubro: divulgação de relatórios por partidos, coligações e candidatos discriminando os recursos recebidos do Fundo Partidário, Fundo Eleitoral e outras fontes, bem como os gastos realizados.

15 de novembro: 1º turno das eleições.

29 de novembro: 2º turno das eleições.

Até 15 de dezembro: encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas das campanhas dos candidatos.

18 de dezembro: prazo final para a diplomação dos candidatos eleitos, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

12 de fevereiro de 2021: prazo final para a Justiça Eleitoral publicar o resultado dos julgamentos das contas dos candidatos eleitos.

1º de março de 2021: prazo final para candidatos e coligações ajuizarem representação na Justiça Eleitoral para apurar irregularidades em gastos de campanha de candidatos.

 

CONFIRA AQUI A REDAÇÃO FINAL DA PEC 

 

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
03/10/2019 | Prestação de Contas

Eleições 2020: Senado aprova limite de teto de gastos para campanhas

  Limite de teto de gastos para as campanhas eleitorais em 2020: isso é o que prevê o PL 4.121/2019, aprovado pelo Plenário do Senado na última quarta-feira, 2. O PL determina a repetição ...
15/10/2019 | Prestação de Contas

Comissões provisórias: 180 dias ou até 8 anos?

Vire e mexe as comissões provisórias dos partidos políticos viram pauta pelo país afora. Virou pauta aqui no blog da Essent Jus quando falamos da Resolução do TSE 23.571/2018, que determinou, no iníci...
29/10/2019 | Contabilidade para Partidos Políticos

Relação entre partido e políticos: quando um parlamentar pode perder o mandato?

Provavelmente você tem acompanhado os noticiários políticos, certo?! Nas últimas semanas tem um burburinho no ar sobre os cenários de que um parlamentar, ao sair de um partido, poderia perder o mandato. Para falar d...
13/12/2019 | Eleições 2020

Eleições 2020: TSE aprova as primeiras resoluções

Pesquisas eleitorais, cronograma operacional do cadastro eleitoral, modelo de lacres e auditoria do sistema eletrônico de votação: na última quinta-feira, 12, foram aprovadas, pelos ministros do TSE, as primeiras resolu&cce...