23/09/2019 | Associadas

8 motivos muito convincentes para investir em uma microfranquia


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 2 minutos

Em constante crescimento: assim está o mercado das franquias no país. Com as microfranquias não é diferente.

Depois de crescer 8% em 2018, o segmento de microfranquias deve ser a grande estrela no mercado neste ano. Isso porque, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), está em curso um profundo processo de diversificação e de redução de custos.

 

Microfranquia é um negócio vantajoso? 

Aliás, o que é uma microfranquia?

Microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising (franqueamento) e que normalmente exigem um investimento inicial baixo – inferior em comparação ao de uma franquia tradicional.

Só o fato de ter um investimento baixo, já é uma vantagem e tanto, não é mesmo?!

Como referência, a ABF adota como padrão o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país) como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia. Ou seja, um investimento de até 90 mil reais.

 

Porta de entrada para empreender 

De acordo com estudo divulgado pela ABF, as microfranquias são vistas como o pontapé inicial para quem deseja investir em um negócio próprio. Para quem está procurando novas oportunidades, é algo que pode soar como solução viável e rápida. Isto pode ser verdade, mas é preciso tomar cuidado com o fato de que se tornar um franqueado é deixar o mundo do emprego para entrar no mundo do trabalho como empreendedor.

Faça parte da maior Comunidade de Empresas de Contabilidade Eleitoral do Brasil!

Seja uma contabilidade associada Essent Jus

Um oceano de vantagens 

Uma das principais vantagens de investir em uma microfranquia é o de iniciar um trabalho com um negócio que já foi testado e aprovado pelo mercado, além de contar com o suporte de uma marca que já está estabelecida. 

Ao se tornar um franqueado, você receberá treinamento e materiais de apoio, como cursos, manuais ou guias, ou seja, conhecimento para a operação do negócio, contendo detalhes que podem significar o seu sucesso. 

Ter este conhecimento logo de início da operação é uma grande vantagem, pois permitirá que o franqueado domine a operação mais rapidamente, o tornando capaz de gerar mais receitas e aumentando muito suas chances de sucesso.

 

A seguir, listamos 8 principais motivos para investir em uma microfranquia: 

1- Apoio para a busca e seleção de pontos comerciais (para os negócios que exigem um ponto comercial para sua operação);

2- Capacitação sobre produtos e serviços da microfranquia e processos da operação do negócio;

3- Consultoria de campo (reuniões periódicas à microfranquia para ajudá-la a avaliar o desempenho do negócio e orientá-la sobre como melhorar os seus resultados);

4- Apoio na divulgação da marca e dos produtos e serviços;

5- Desenvolvimento e atualização dos conhecimentos e técnicas de operação e gestão do negócio;

6- Negociação com fornecedores frequentes de produtos e serviços que sejam necessários para a operação das microfranquias, buscando descontos nos preços e condições especiais de pagamentos;

7- Pesquisa, monitoramento e atualização de informações sobre o mercado de atuação das microfranquias, que sejam importantes para o seu contínuo desenvolvimento e manutenção de suas vantagens competitivas.

8- E para finalizar, fique atento a isso: o crescimento da marca como um todo é o seu crescimento também. Se a marca cresce, você cresce junto. O franchising é um mercado bastante colaborativo em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
29/08/2019 | Associadas

Franquias em ascensão: só no segundo trimestre deste ano, mercado cresceu 5,9% no Brasil

Você que sonha em empreender ou que talvez planeje investir, saiba que o mercado de franquias está em ascensão no Brasil.  Mas o que são franquias?  De acordo com o Portal do Franchising, franquia é um ne...
10/09/2019 | Associadas

De olho no crescimento exponencial das franquias de serviço

Empreender com baixo risco. Que sonho, não? Saiba que isso é possível através do modelo de franquia! Esse modelo você trabalha com um negócio que já foi testado e aprovado pelo mercado. Já ouvi...
10/12/2019 | Associadas

Microfranquia da Essent Jus é destaque no portal Franquia e Companhia

Somos notícia no portal Franquia e Companhia.   Confira AQUI a matéria na íntegra. ...
26/12/2019 | Associadas

Essent Jus entre as 15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

Na mídia: matéria publicado pelo Sebrae RS cita a Essent Jus entre as 15 startups gaúchas para ficar de olho em 2020. Confira a matéria completa: https://sebraers.com.br/start-up/15-startups-gauchas-para-ficar-de-olh...