22/03/2019 | Prestação de Contas

Vídeo: o que você precisa saber sobre a DCTF 2019. Assista!


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 3 minutos

Anote esta data: 25 de março. Este é o prazo final para que os partidos políticos entreguem a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) junto à Receita Federal.

Para explicar melhor o assunto, o CEO da Essent Jus, Guilherme Sturm, fez uma live sobre o tema.

 

ASSISTA AO VÍDEO AQUI! 

Sabia que é possível automatizar a entrega da DCTF 2019?

A não entrega da DCTF pode levar à inaptidão do CNPJ

 

Saiba mais sobre a DCTF

Um controle de contas a receber dos partidos perante à Receita Federal. De forma resumida, é assim que funciona  a DCTF -  obrigação legal na qual os partidos políticos informam os débitos tributários e seus respectivos pagamentos. 

Partidos que precisam entregar a DCTF uma vez ao ano

Mas o seu partido precisa entregar a DCTF agora em março? Se o seu partido não tem folha de pagamento, não tem funcionários e nem IRRF retido de prestadores de serviços, então é PRECISO entregar a DCTF agora em março.

E fica a dica: a grande maioria dos diretórios não possui débitos a declarar, então é preciso ficar atento para não perder o prazo de entrega desta obrigação legal. 

Para que serve a DCTF?

O objetivo da DCTF é conciliar os dados, ou seja, cruzar as informações relativas aos tributos informados por outras fontes/declarações, a ainda, relacionar esses débitos à informação de seu pagamento, como fosse uma conferência de contas a receber.

Prazo de entrega

O prazo de entrega da DCTF é sempre o 15º quinto dia útil do segundo mês subsequente à ocorrência do fato a ser declarado. Traduzindo: a entrega anual referente ao mês de janeiro de 2019 deve ser entregue no dia 25 de março. 

Multas em caso de atraso

Caso seu partido seja obrigado e não realizar a entrega dentro do prazo, sofrerá uma multa que pode variar entre R$ 200,00 (inatividade) e R$ 500,00 (situação normal). Se o valor for pago num prazo máximo de 30 dias, a multa poderá ter uma redução de 50%.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
07/12/2018 | Prestação de Contas

Partidos políticos: organizem desde já a entrega do Sped Contábil

A entrega do Sped Contábil é uma obrigação legal relativamente nova aos partidos políticos – que foi aplicada aos poucos, conforme o nível do órgão: nacional, estadual e municipais. Em 201...
16/01/2019 | Prestação de Contas

O partido precisa entregar a DIRF 2019?

O ano mal começou e já há diversas obrigações legais que os dirigentes partidários precisam ficar atentos. No finalzinho de 2018, listamos as principais entregas que os partidos precisam realizar ao longo des...
24/01/2019 | Contabilidade para Partidos Políticos

Entidade religiosa: saiba como impedir a inaptidão do CNPJ

  Se você é líder religioso ou o responsável pela contabilidade da sua igreja é preciso ficar atento. A preocupação deve-se ao pente fino que está sendo realizado este ano para verificar a ...
28/01/2019 | Prestação de Contas

75 partidos políticos estão em processo de formação no país

Você sabia? Atualmente no país existem 75 partidos políticos em processo de formação. De acordo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso significa que essas legendas já obtiveram um mínimo de 101 funda...