08/05/2020 | Prestação de Contas

Entenda as principais razões para automatizar suas rotinas de prestação de contas para a Justiça Eleitoral


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 3 minutos

A realização de uma campanha eleitoral é marcada, geralmente, por três momentos, a saber:

  1. Captação de recursos para a promoção das atividades da campanha;
  2. Uso eficiente e correto do dinheiro arrecadado;
  3. E, o mais importante, a prestação de contas, não só à Justiça Eleitoral, mas também à Receita Federal e ainda, à todos aqueles que contribuíram com a campanha.

Ciente disso, resolvemos montar este conteúdo para apresentar algumas razões pelas quais você deve automatizar suas rotinas de prestação de contas. É uma atividade essencial para que tudo ocorra com sucesso.

Maior agilidade e eficiência no processo de lançamento de informações

Podemos destacar a agilidade e eficiência como uma das principais razões pela qual deve automatizar suas rotinas de prestação de contas, não só perante Justiça Eleitoral do Brasil e  Receita Federal, mas também diante de todos aqueles que contribuíram, sejam Pessoas Físicas ou Jurídicas.

Como sabemos, uma campanha eleitoral é uma atividade corrida e ficar atento a cada gasto realizado é fundamental para o processo de prestação de contas. Ora o candidato está em um bairro, ora está em outro, realizando a promoção de suas ideias e tentando, com isso, convencer a mais eleitores a votar nele.

Automatizar o processo de registro das receitas e dos recursos gastos é fundamental para uma prestação de contas eficiente e correta.

Segurança no processo de lançamento das informações

Outro motivo pelo qual deve automatizar suas rotinas de prestação de contas em relação à sua campanha eleitoral é a segurança.

Essa razão complementa a anterior. Pode ocorrer de, por exemplo, o administrador financeiro da campanha esquecer de fazer o lançamento de um ou outro gasto, ou mesmo das receitas dentro do prazo adequado, colocando em risco o processo de transparência contábil, bem como da prestação de contas.

Automatizar o registro de receitas e gastos garantem maior eficiência, segurança e produtividade à gestão contábil de sua campanha eleitoral.

Faça parte da maior Comunidade de Empresas de Contabilidade Eleitoral do Brasil!

Seja uma contabilidade associada Essent Jus

Transparência

Seja para a Pessoa Física ou Jurídica, para a Justiça Eleitoral ou Receita Federal, a transparência é fator indispensável para a correta prestação de contas.

A transparência, hoje, se coloca mais do que apenas uma opção que deve ser adotada por um candidato a um cargo eletivo. Apresenta-se como uma obrigação que deve ser observada em um processo de campanha eleitoral, seja a nível municipal, estadual ou federal. É nada mais, nada menos que o básico bem feito, é o mínimo!

O dinheiro recebido por um candidato para realizar a sua campanha eleitoral é público (quando vem do fundo eleitoral ou fundo partidário), e os órgãos de fiscalização obrigam o candidato a entregar relatórios das receitas e de seus gastos, para saber se os recursos foram utilizados de maneira lícita, com base na legislação eleitoral vigente.

No entanto, mesmo que o dinheiro não venha diretamente dos fundos públicos, prestar contas corretamente é fundamental para que o candidato construa uma imagem positiva perante a sociedade. Observar isso é uma questão essencial em um processo de campanha eleitoral.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Com ele, buscamos enfatizar a importância de modernizar os processos de uma campanha eleitoral, sobretudo com foco na área financeira/contábil, que é essencial para uma prestação de contas eficiente e correta.

Para ler outros artigos como este, não deixe de acessar agora mesmo o nosso blog e nossas redes sociais. Estamos sempre compartilhando conhecimentos de qualidade.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
15/01/2020 | Eleições 2020

Democratização da arrecadação de pré-campanha eleitoral

Guilherme Sturm, fundador e CEO da Essent Jus, participou no final do ano passado como palestrante do Simpósio Sul-Brasileiro de Direito Eleitoral Eleições 2020: cenários e perspectivas, organizado pela OAB/ESA, IGADE (Ins...
12/02/2020 | Eleições 2020

Eleições 2020: todas as resoluções do pleito em um único documento. BAIXE AGORA MESMO

  Prestação e arrecadação de recursos, calendário eleitoral, registro de candidatura, gestão e distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), entre outros...
20/03/2020 | Eleições 2020

Importante: TSE mantém prazo de filiação partidária para dia 4 de abril

Devido a pandemia do Coronavírus, órgãos públicos estão tendo suas rotinas de trabalho alteradas, bem como prazos de entrega de obrigações legais prorrogados. Mas se você pretende concorrer nas ...
31/03/2020 | Eleições 2020

Presidente do TSE, ministra Rosa Weber, reafirma que calendário eleitoral 2020 está sendo cumprido

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, divulgou uma carta, falando sobre o cumprimento do calendário eleitoral 2020.   Confira o texto da ministra, na íntegra:   No âmbito do Tribunal Super...