20/02/2018 | Prestação de Contas

ALERTA: Seu partido recebeu doações de cargos de chefia e direção em 2017?


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 2 minutos

É chegada a temporada das prestações de contas partidárias. Simm, período de muita correria para as siglas. É preciso organização desde já para que não haja surpresas em abril de 2018, não é mesmo?

O blog post de hoje serve de lembrete: uma das principais alterações propostas pela Reforma Política diz respeito a doações de cargos de chefia e direção. Elas, finalmente, estão liberadas!  MAS, sim, tem um porém.

Elas podem constar na prestação de contas a partir de novembro de 2017. Antes desse período, ainda serão consideradas pela Justiça Eleitoral como fontes proibidas (o que é um problemão).

Vamos direto ao texto da Lei:

Com as alterações previstas pela Reforma Política, mais precisamente no art. 31, inciso V da Lei dos Partidos Políticos, ocupantes de cargos em órgãos públicos poderão realizar doações aos partidos, ou seja, podem doar as pessoas que exercem cargos de chefia ou direção, na administração pública direta e indireta, desde que sejam de livre nomeação/exoneração, ou mesmo cargos públicos temporários, e ainda que sejam filiados ao partido.

Então...

Cabe aos partidos verificar a situação deste tipo de doação. Caso haja doações anteriores a novembro de 2017, o partido pode sofrer sérias punições e uma delas é a própria suspensão da sigla.

Diagnóstico da situação partidária

Para que a prestação de contas seja exitosa em abril, disponibilizamos um diagnóstico gratuito da situação partidária da sigla junto à Justiça Eleitoral.

Nosso time de especialista verificará, de forma gratuita, a situação das doações partidárias recebidas no último ano. Tudo para garantir a aprovação da sua prestação de contas em abril.

Quero um diagnóstico gratuito para o meu partido. CLIQUE AQUI E APROVE SUAS CONTAS!

 

Até o próximo post!

[E-BOOK] Tudo que você precisa saber sobre as alterações propostas pela Reforma Política

Baixe agora mesmo o e-book
COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
22/08/2018 | Eleições 2018

DivulgaCandContas: acompanhe a prestação de contas e os perfis de candidatos de todo o país

Consultar a prestação de contas eleitorais e o perfil dos candidatos: isso é o que permite o sistema DivulgaCandContas, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Pelo DivulgaCandContas, é possível pes...
27/08/2018 | Prestação de Contas

Contratação de gastos eleitorais: quais as boas práticas sobre o tema?

Despesas com transporte, aluguel de prédios, publicidade e propaganda, funcionamento de comitês, criação e inclusão de sites na internet, realização de programas de rádio e TV: a campanha eleitor...
29/08/2018 | Prestação de Contas

Fique por dentro das boas práticas sobre contratação de gastos eleitorais

Quando o assunto é contratação de gastos, quais são as boas práticas que envolvem o tema? É preciso guardar nota fiscal? Quais informações devem ser anotadas? Pode utilizar cheque? O que é...
03/09/2018 | Prestação de Contas

Contratação de gastos: confira as dicas da Essent Jus sobre o tema

Na nota de combustível é preciso anotar a placa do carro? Como proceder quando o assunto é doação estimável? Pode misturar os recursos de doação de campanha, Fundo de Financiamento de Campanha e...