11/10/2017 | Prestação de Contas

Atenção partidos políticos: prazo para entrega da lista de filiados encerra nesta sexta-feira


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

Contagem regressiva para as siglas partidárias: nesta sexta-feira, dia 13, encerra o prazo para que partidos políticos entreguem a relação de filiados, conforme estabelece a Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995).

De acordo a legislação, se a relação de filiados não for enviada pelas siglas até a segunda semana de outubro, a filiação constante na última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada.

envio é fundamental para o cumprimento de prazos de filiação para as futuras candidaturas a cargos eletivos e deve ser feito por meio do sistema Filiaweb, aplicativo que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária.

Após o recebimento da lista, o Tribunal Superior Eleitoral inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiações, destacando as pessoas que possuem ligação com mais de uma legenda.

#Estatísticas

De acordo com dados do sistema Filiaweb, mais de 16,6 milhões de eleitores estão ligados a partidos políticos – que totalizam 35 siglas.

O que diz a lei

Art. 19. Na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, o partido, por seus órgãos de direção municipais, regionais ou nacional, deverá remeter, aos Juízes Eleitorais, para arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos, a relação dos nomes de todos os seus filiados, da qual constará a data de filiação, o número dos títulos eleitorais e das Seções em que estão inscritos.

Quer conferir a relação de filiados do seu partido? Clique aqui.

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
09/04/2018 | Eleições 2018

13 de abril: entrega da lista de filiados

Os dirigentes partidários precisam ficar atentos: encerra nesta sexta-feira, dia 13, o prazo para enviar a relação atualizada dos filiados. Esta obrigação está prevista na Lei nº 9.096/1995, que estabel...
07/12/2018 | Prestação de Contas

Partidos políticos: organizem desde já a entrega do Sped Contábil

A entrega do Sped Contábil é uma obrigação legal relativamente nova aos partidos políticos – que foi aplicada aos poucos, conforme o nível do órgão: nacional, estadual e municipais. Em 201...
16/01/2019 | Prestação de Contas

O partido precisa entregar a DIRF 2019?

O ano mal começou e já há diversas obrigações legais que os dirigentes partidários precisam ficar atentos. No finalzinho de 2018, listamos as principais entregas que os partidos precisam realizar ao longo des...
28/01/2019 | Prestação de Contas

75 partidos políticos estão em processo de formação no país

Você sabia? Atualmente no país existem 75 partidos políticos em processo de formação. De acordo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso significa que essas legendas já obtiveram um mínimo de 101 funda...