03/09/2018 | Prestação de Contas

Contratação de gastos: confira as dicas da Essent Jus sobre o tema


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 2 minutos

Na nota de combustível é preciso anotar a placa do carro? Como proceder quando o assunto é doação estimável? Pode misturar os recursos de doação de campanha, Fundo de Financiamento de Campanha e Fundo Partidário?

Quando o assunto é contratação de gastos, quais são as boas práticas que envolvem o tema? Acompanhe os blog posts da Essent Jus sobre esta temática.

As dicas que vamos compartilhar com você são o resultado da experiência da empresa, com anos de estrada, realizando a prestação de contas de partidos e candidatos. Alguns insights são bastante simples, mas não anotar um dado, não registrar uma informação da forma correta, pode gerar muitas dores de cabeça durante a prestação de contas.

OBS: perdeu o primeiro post da série? Você pode acessá-lo AQUI.

Perdeu o segundo também? Confira AQUI.

 

Confira as dicas de hoje: 

- Nas notas de combustíveis, devem ser indicadas as placas dos veículos que foram abastecidos. E os carros, de alguma maneira, devem constar na prestação de contas. 

- Nos gastos com hotelaria devem ser indicadas as pessoas que usufruíram do serviço (coloque uma observação na própria nota fiscal). O mesmo vale para passagens terrestres, aéreas e táxis.

Prestação de contas da campanha: sabia que o envio pode ser automatizado?

- Tome cuidado com as doações estimáveis: observe a propriedade do bem cedido/doado ou a capacidade de prestar o serviço doado. Fique atento também a atribuição de valor, que deve ser condizente com o mercado. 

- Atenção: em hipótese alguma você pode misturar os recursos entre as contas correntes de Doações de Campanha, Fundo Especial e  Fundo Partidário.

- Para gastos pagos de maneira antecipada, como combustíveis, por exemplo, proceda da seguinte maneira: na data do pagamento, solicite ao fornecedor um recibo de antecipação. Conforme for consumido o crédito, o fornecedor emitirá as notas fiscais. Ao final, crédito menos débitos precisam ser correlacionados/conciliados.

 

 

COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
27/08/2018 | Prestação de Contas

Contratação de gastos eleitorais: quais as boas práticas sobre o tema?

Despesas com transporte, aluguel de prédios, publicidade e propaganda, funcionamento de comitês, criação e inclusão de sites na internet, realização de programas de rádio e TV: a campanha eleitor...
29/08/2018 | Prestação de Contas

Fique por dentro das boas práticas sobre contratação de gastos eleitorais

Quando o assunto é contratação de gastos, quais são as boas práticas que envolvem o tema? É preciso guardar nota fiscal? Quais informações devem ser anotadas? Pode utilizar cheque? O que é...
22/08/2018 | Eleições 2018

DivulgaCandContas: acompanhe a prestação de contas e os perfis de candidatos de todo o país

Consultar a prestação de contas eleitorais e o perfil dos candidatos: isso é o que permite o sistema DivulgaCandContas, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Pelo DivulgaCandContas, é possível pes...
12/02/2019 | Prestação de Contas

Falta de prestação de contas faz com que TSE mantenha negativa de registros de candidatos

Já imaginou tentar se candidatar a um cargo eletivo e ser impedido por falta de prestação de contas do diretório? Pois foi esse o tema de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decis...