28/09/2017 | Prestação de Contas

Série #EssentJus: 5 lições do case Obama para ter uma campanha de sucesso!


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 4 minutos

Seguidores nas redes sociais, site com versão mobile, uma banco de dados eficaz, incentivo à doação virtual: uma comunicação contínua e transparente. As campanhas presidenciais de Barack Obama nos anos de 2008 e 2011, nos Estados Unidos, são cases de sucesso, de muito sucesso. E como aplicar as lições vencedoras para o próximo pleito brasileiro - já que 2018 está praticamente batendo à porta? 

Pensando justamente nisso, iniciamos hoje a Série #EssentJus, com diversas lições para que você também tenha uma campanha de sucesso.

No texto de hoje, confira 5 dicas infalíveis. Vamos a elas:

1 – Foco nos leads:

A home page de Obama focava na captura de leads (cadastros) – solicitando e-mail e CEP de quem acessa o endereço eletrônico. Dessa forma, a equipe conseguiu montar uma base de leads bastante sólida, mantendo um relacionamento constante com os eleitores. Então, foque em estratégias para formar uma base de leads qualificada!

2 – Teste de layout:

Como saber se o layot do seu site funciona? Será que ele é atraente para o usuário? A equipe de Obama criou alguns testes para medir a aceitação das páginas de destino. O layout com mais acesso virou a “cara” do site, dessa forma, gerando mais visitas e engajamento. Teste, teste e teste!

3 – Incentivo a doações:

No site da campanha de Obama, havia uma área específica destinada às doações. No formulário disponível existia a possibilidade de escolher qual valor seria doado, números que variavam de 10 a 1000 dólares, ou seja, acessível a todos os bolsos. Lição que aprendemos com Obama: ofereça informações relevantes, relacione assuntos. Ofereça produtos ou serviços que possam propagar o seu nome, a sua marca. Incentive a cultura da doação virtual!

4 – Invista em domínios próprios

Por mais que gerem visibilidade e por serem excelentes vitrines, as redes sociais possuem dono – e não é você. E se o Mark Zuckerberg tirar o Facebook do ar ou simplesmente acabar com a rede? O que fazer com seus conteúdos e todo o seu esforço para engajar pessoas? Por isso é importante ter um domínio próprio, seja um site ou um blog, é lá onde os seus conteúdos devem estar ancorados. As redes sociais devem servir de iscas: o foco principal é gerar tráfego para o seu site.

5 – Use o e-mail marketing

O eleitor entrou no site, cadastrou seus dados, conheceu a história do candidato e interagiu nas redes sociais. E o que acontece depois? Acontece o envio de e-mail marketing. Através dessa ferramenta, é que o candidato manterá um relacionamento com seu eleitor. E que tipo de conteúdo enviar? Opiniões sobre diversos assuntos, propostas de campanha, troca de ideias com o eleitor. Importante: escreva sempre em primeira pessoa. Não esqueça que o e-mail marketing é uma conversa entre o candidato e o eleitor. É a partir daí que se estabelece uma relação de confiança e credibilidade. E não deixe de fora o call to action – uma chamada para realizar alguma ação. Por exemplo: visite meu site, conheça minhas redes, faça agora a sua doação.

 

O texto de hoje da Série #EssentJus fica por aqui. Até o próximo post!

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