26/10/2017 | Prestação de Contas

Turbine o engajamento dos seus eleitores com o WhatsApp!


Por Guilherme Anderson Sturm
CEO and Founder
Tempo de leitura: 3 minutos

Há alguns dias compartilhamos 7 dicas poderosas para impulsionar o seu mandato. Mas de que adianta impulsionar um avião, se não conseguirmos mantê-lo no ar?! Portanto, a palavra de ordem é engajar! E como engajar o seu eleitor com o WhatsApp?

Com as mudanças da reforma política sancionadas pelo presidente da República, é chegada a hora de fazer o planejamento para 2018. E por onde começar?

#Dica: com o financiamento coletivo de campanhas, ou vaquinha virtual, liberado para o próximo pleito, por que não engajar o seu eleitor a contribuir com a sua campanha? Pois é sobre isso que vamos falar hoje!

Exponha seus projetos e objetivos

Para que um projeto ganhe a atenção do eleitor, é preciso ser verdadeiro, impactar diretamente na rotina da cidade e dos cidadãos. Para isso, crie listas (evite grupos) no WhatsApp para enviar o seu conteúdo, e escreva as mensagens em primeira pessoa, pois você está conversando com a pessoa do outro lado.

Use textos, imagens e pequenos vídeos para que suas propostas ganhem impulso. Além disso, você já sabe mas não custa lembrar: não prometa nada que não possa cumprir!

Invista nos "influencers"  (multiplicadores) 

Comunique-se com as pessoas de sua base de dados que são influentes e que possam propagar as suas ideias. Podemos classificar como multiplicadores os seus assessores, cabos eleitorais, eleitores que votam em você de longa data, blogueiros e pessoas que sejam simpatizantes dos seus projetos. Nesta etapa, os multiplicadores o ajudarão a espalhar os seus projetos, sugerindo melhorias e aperfeiçoamentos. Entregue conteúdo de valor! Estipule um horário comercial, por exemplo, tanto para envio, como para responder alguma demanda. A dica é deixar isso bem claro para seus contatos. De que forma: personalize o seu status. E não envie mensagens todos os dias: seja lembrado, mas com parcimônia.

A vez da vaquinha online (e por que não um robô de arrecadação)

Depois de divulgar amplamente seus projetos, é chegada a hora de divulgar a sua plataforma de financiamento coletivo – verba que será doada pelos seus eleitores para ajudar nos custos de sua campanha. As ferramentas de financiamento coletivo mobilizam os eleitores fieis que encontram na tecnologia uma forma rápida e eficaz de continuar apoiando o seu candidato, e os eleitores que buscam representatividade em um projeto que envolva engajamento e participação. Além disso, candidatos e partidos precisam estar preparados para receber e gerenciar essas arrecadações, pois após receber e aplicar, é preciso prestar contas!

A vaquinha online no WhatsApp

Após um relacionamento com sua base de dados, é chegada a hora de conversar com o eleitor sobre o financiamento público da campanha. Nesta etapa, extremamente delicada, explique que sua candidatura está disponível em alguma plataforma de crowdfunding e que o eleitor poderá acompanhar as quantias arrecadas e que terá um retorno da aplicação desses recursos. Feito isso, pergunte ao eleitor se ele gostaria de participar e só após a sua manifestação, envie o link para que ele possa contribuir. Importante: não imponha valores, deixe a escolha a critério do seu eleitor.

Um político 2.0

Plataformas de vaquinha online, crowdfunding, robôs de arrecadação são softwares com as funcionalidades necessárias para que qualquer cidadão efetue doações de maneira segura e transparente. Ou seja, seja um político 2.0, que está conectado às novas tecnologias e, por sua vez, ofereça a seu eleitorado uma campanha digital e inteligente – com acompanhamento em tempo real de valores arrecadados e de que forma esse dinheiro será gasto.  Dê retornos a seu eleitor, SEMPRE!

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