05/06/2019 | Contabilidade para Partidos Políticos

Já conhece a biblioteca digital do TSE?


Por Essent Jus
Assessoria de Comunicação
Tempo de leitura: 2 minutos

Livros, artigos e periódicos da área eleitoral: a Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral possui um acervo online de 4,6 mil publicações. Tudo com acesso liberado, bastando apenas alguns cliques. 

A ferramenta digital é mais uma forma de incentivar e preservar a gestão da memória institucional, eleitoral e partidária, além de ampliar a visibilidade da produção da Justiça Eleitoral com outras instituições nacionais e internacionais.

Também é um canal importante para dirigentes partidários e demais membros do partido: com acesso a leis, possibilidade de pesquisas, um canal para tirar dúvidas. O acesso à biblioteca com conteúdo eleitoral é uma ferramenta para que os membros partidários tenham a possibilidade de conhecer mais a fundo a legislação, evitando assim, condutas e ações que que não estão de acordo com as leis eleitorais.

 

Como acessar

O acesso à Biblioteca Digital pode ser feito diretamente pelo endereço http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui ou no Portal do TSE, no menu “O TSE”, opção Cultura e história > Biblioteca Digital.

Já a pesquisa pode ser realizada pelos índices de data do documento, autor, título ou assunto, por meio das comunidades e coleções ou ainda pela pesquisa geral ou avançada. Neste último caso, o usuário pode aplicar os filtros de título, autor, assunto e data de publicação.

Gostaria de saber como implantar o Plano Nacional de Regularização Partidária?

Tenha mais informações e evite o transtorno de ter o CNPJ declarado como inapto em 2019

Lançamentos

Periodicamente, novos conteúdos são inseridos no espaço. As últimas obras foram A democracia no século XXI: crise, conceito e qualidade; Por meio de sua arma que é o voto: poder local e eleitorado (1947-1959); e Propaganda eleitoral nas mídias sociais: premissas básicas.

Antes de serem publicados na Biblioteca Digital, os livros passam por uma etapa de análise e revisão. Todas as obras constantes são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, e estão disponíveis para acesso e download gratuitos. As exceções vigoram para aquelas restritas a membros e servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais. Nesse caso, se o interessado não se encaixar no perfil mencionado e tiver interesse em um item de acesso restrito, deverá entrar em contato com a Seção de Biblioteca Digital, que avaliará a possibilidade de envio do material solicitado.

 

TAG: TSE
COMPARTILHE:
MATÉRIAS RELACIONADAS
14/08/2017 | Prestação de Contas

Como funciona o Fundo Partidário?

Ele contabiliza uma das principais receitas dos partidos políticos: sim, estamos falando do Fundo de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, popularmente conhecido como Fundo Partidário. E como ele funciona? Confor...
16/08/2017 | Prestação de Contas

TSE e Tribunal de Contas realizam ação conjunta para examinar prestações de contas partidárias

Tribunais de Contas dos 26 estados e do Distrito Federal em trabalho conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral para examinar as contas partidárias anuais. Este é o objetivo do convênio assinado na última semana entre o TSE...
21/08/2017 | Prestação de Contas

Você sabia que existem regras para o uso do Fundo de Caixa?

Pagamento de gastos de pequeno vulto, total de saldo, limite de gastos: quais as regras para a correta utilização do Fundo de Caixa? Esta é a nossa pauta de hoje aqui no blog da #EssentJus. Começando pelo começo......
24/08/2017 | Prestação de Contas

O que prevê a legislação sobre a propaganda eleitoral antecipada

O que caracteriza propaganda eleitoral antecipada? E pedido expresso de voto? Estes foram os temas julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral na última semana. O Plenário do TSE analisou a conduta de um pré-candidato que expressa...